Por Agnes Cavalcante
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) formalizou na edição do Diário Oficial da terça-feira, 27, a criação do Comitê Técnico Estadual de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade do Acre (CTE-MP:AVAQ). O primeiro encontro estratégico ocorreu nesta quarta-feira, 28, na sede da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI).
O objetivo do comitê é auxiliar o PNI/AC nas ações de imunização no estado, facilitar o fornecimento de recursos, vacinas, materiais e insumos, entre outras ações. Desta forma, a expectativa é ampliar a cobertura vacinal no estado, que apresentou nos últimos anos resultados abaixo do esperado devido à baixa adesão da população, apesar dos ilimitados esforços da Saúde do Estado em garantir a prevenção contra uma série de doenças.
Para Renata Quiles, coordenadora do PNI no Acre, o comitê representa um grande avanço no intuito de garantir a saúde da população.
“A criação do comitê é de fundamental importância para nos ajudar a planejar e melhor executar as ações. A nossa região é bastante complexa, tem áreas de difícil acesso, e ter o apoio dos entes que compõem esse grupo estratégico será muito importante para ampliarmos a cobertura vacinal neste ano tão desafiador”, avalia Renata Quiles.
Integram o comitê representantes da Secretaria de Saúde do Acre, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, do Departamento da Atenção Primária à Saúde, do Ministério Público do Acre, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas Alto Rio Purús e Alto Rio Juruá, entre outros.