Por: Eliel Mesquita
A Saúde tem sido um dos pilares do governo do Estado. Com investimentos vultuosos, a gestão de Cameli tem reestruturado a rede hospitalar do Acre. São reformas, aquisição de modernos equipamentos e contratação de novos profissionais, que demonstram o compromisso do governo em beneficiar a população com mais qualidade de vida.
No Juruá, em 2021 foram mais de R$ 10 milhões em investimentos que revolucionaram o tratamento de pacientes e proporcionam condições dignas de trabalho às equipes de saúde.
Na próxima semana, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) entregará uma moderna ambulância à Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo, garantindo, pela primeira vez na história do município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Sesacre, enfatiza a importância da iniciativa, que proporciona cobertura médica com atendimento pré-hospitalar para quase 17 mil habitantes da cidade e regiões adjacentes. “É mais um investimento em que o governo busca atender as demandas do povo. O governo segue firme no propósito de salvar vidas de acreanos”, explica.
Avaliada em R$ 150 mil, a ambulância branca é equipada com desfibrilador e ventiladores de transporte.
A Unidade Mista de Marechal e fornecimento de insumos
Apesar das dificuldades de acesso, Marechal Thaumaturgo recebe significativas ações do governo, que ajudam no desenvolvimento de uma das cidades mais isoladas do Acre.
A Saúde demonstra presença na vida dos thaumaturguenses. Em 2021, a unidade mista realizou 70.781 procedimentos, entre internações, exames de raio-X e de covid-19, consultas médicas e outros serviços. Nos dois primeiros meses de 2022, as equipes já ultrapassaram a marca de 12 mil.
Outra iniciativa de destaque é a oferta de insumos para a realização de exames da população local. O avanço é garantido por meio de parceira entre a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde.
As ações representam uma verdadeira mudança de realidade e geram esperança para acreanos que sempre lutaram contra as barreiras impostas pelo isolamento.
Fonte agencia.ac.gov.br