Por Luana Lima
Os exames de análises clínicas, que colhem material biológico do paciente para obter informações sobre seu organismo, são de total importância para acompanhar a saúde do indivíduo, seja para prevenção ou tratamento.
Para propiciar a troca de conhecimentos na área, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realiza nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, o I Simpósio de Análises Clínicas, no auditório da Unimeta, em Rio Branco.
O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias e de conhecimento entre alunos, professores, gestores, profissionais e servidores, no âmbito da saúde e diagnóstico laboratorial. Além das palestras, o simpósio terá minicursos teóricos e práticos, com os seguintes temas: hematologia, parasitologia, urinálise e fluidos corporais, líquido cefalorraquidiano e biologia molecular.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o objetivo do evento é mostrar a importância da educação continuada, da atualização e da reciclagem de profissionais.
“Será o primeiro de muitos simpósios, em todas as áreas. Precisamos estimular o conhecimento e temos um projeto de reativação da Escola de Saúde. A pandemia nos mostrou que precisamos sempre atualizar o conhecimento cientifico”, destacou.
Aglanair Abugoche, chefe da Divisão da Organização de Apoio Diagnóstico, ressaltou que o público-alvo do evento são biomédicos, bioquímicos e técnicos de laboratório. “Também convidamos estudantes e profissionais da área, para que se atualizem e tirem suas dúvidas do dia-a-dia no laboratório”, explicou.