Por Emilly Souza
Com o objetivo de capacitar os gestores das unidades de média e alta complexidade da rede de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou uma oficina sobre a matriz de gerenciamento de incidentes. A atividade ocorreu nesta terça-feira, 14, na sede da secretaria, em Rio Branco.
A finalidade da oficina foi distinguir a atuação de cada unidade dentro da rede de saúde, a fim de que cada um entenda seu papel dentro de um gerenciamento de incidentes ou de uma emergência de saúde pública.
A oficina, ofertada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), discutiu também sobre os insumos, exames e frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caso aconteça algum incidente a rede de saúde estará preparada para atender às demandas.
“O foco da Sesacre é reorganizar toda a rede de atenção à saúde para atender às emergências que vierem a acontecer. Estamos fazendo uma ação de prevenção para que não falte nada, nem medicamentos, insumos ou servidores”, enfatizou o coordenador do Coes, Edvan Meneses.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) é uma estrutura organizacional que tem como objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação e da integração dos atores envolvidos.
Fonte agencia.ac.gov.br