Cruzeiro do Sul, AC, 18 de abril de 2025 21:13

Saúde do Acre é destaque em publicação internacional sobre modernização no tratamento de câncer

Compartilhe

Por

A Saúde do Acre é destaque em publicação internacional da empresa americana Varian Medical Systems, especializada em tecnologias de radioterapia, devido ao sucesso na implementação e utilização de um acelerador linear de última geração para o tratamento oncológico na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital do Câncer. O estado, ao lado da capital de Alagoas, Maceió, foi o primeiro entre as unidades federativas que receberam o equipamento do Ministério da Saúde (MS) a completar a instalação na rede pública e iniciar os tratamentos com a tecnologia

Acelerador linear do Hospital do Câncer do Acre, avaliado em R$ 13 milhões, possui uma das tecnologias mais avançadas do mercado. Foto: Luan Martins/Sesacre

O acelerador linear, um dos equipamentos mais modernos disponíveis para o tratamento de câncer, foi instalado como parte de um esforço do MS, em parceria com o governo do Acre, para expandir o acesso a tratamentos de alta precisão. A máquina é fundamental para a radioterapia, garantindo a inovação nos cuidados com a população.

Segundo o radioncologista Melk Hadad, nos dez anos em que atua como médico no Acre, o estado teve uma evolução de 50 anos em apenas cinco. Em abril, novas atualizações do acelerador serão implementadas para aprimorar e avançar ainda mais nos serviços.

“Com esse novo equipamento e com os acessórios que implementamos, vai ser possível realizar tratamentos em menor tempo. As sessões que realizaríamos em 25 dias, com a nova máquina conseguiremos concluir em apenas cinco aplicações”, destaca.

Médico radioncologista Melk Hadad enfatiza benefícios do novo equipamento. Foto: Luan Martins/Sesacre

O acelerador possui sete energias e, de acordo com o médico, “consegue direcionar o tratamento ao PTV [Planning Target Volume], que é o volume de tratamento ao câncer, e proteger os órgãos que não precisam de dose de radiação”.

Impacto nos atendimentos

Com a instalação do acelerador linear, pacientes do Acre podem contar com um atendimento local, reduzindo custos e o tempo de espera. O avanço é uma conquista importante para o estado, que tem buscado fortalecer o sistema de saúde pública, especialmente em áreas mais carentes.

“Geralmente são pacientes do interior que têm o maior benefício com essa tecnologia. Pacientes que antes ficavam até um mês em casa de apoio, sem recurso financeiro, agora chegam segunda-feira e sexta já estão de alta”, conta Hadad.

Unacon recebe pacientes oncológicos de todo o estado. Foto: Neto Lucena/Secom

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem se empenhado em garantir um serviço de qualidade para a população. Com investimentos contínuos em infraestrutura e na capacitação dos profissionais, o estado está ampliando significativamente a oferta de tratamentos e serviços médicos.

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, ressalta: “A luta contra o câncer é um dos maiores desafios da Saúde. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, pode se desenvolver sem que o paciente perceba, alcançando estágios avançados de forma rápida. No entanto, o governador Gladson Camelí tem fornecido as melhores ferramentas para o enfrentamento dessa enfermidade, o que tem facilitado significativamente o processo de combate. Esse destaque internacional mostra os resultados positivos de um trabalho conjunto e incansável, realizado por todos os profissionais da rede pública de saúde”.

Secretário de Saúde, Pedro Pascoal, comemora a publicação. Gleison Luz/Fundhacre

Futuro do tratamento oncológico no Acre

A ampliação do acesso a tecnologias de ponta, como a radioterapia com o acelerador linear, não só melhora o tratamento dos pacientes, mas também fortalece a rede de saúde pública, oferecendo à população uma perspectiva mais promissora no enfrentamento do câncer.

A radiocirurgia é um procedimento médico não invasivo que utiliza radiação de alta precisão para tratar condições médicas, especialmente tumores cerebrais e outras anomalias no cérebro, sem a necessidade de realizar uma incisão cirúrgica. Não envolve corte físico no corpo, mas o uso de radiação direcionada para destruir ou encolher as células doentes. “Em um futuro breve também vai ser possível realizar radiocirurgia, uma dose única de radiação para tratar um tipo de tumor cerebral”, explicou Melk Hadad.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress