Por Halyce Santana
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC) realizaram na terça-feira, 5, uma cerimônia de assinatura de um termo de cooperação técnica, em Rio Branco, para o desenvolvimento do projeto “Fortalecimento das ações finalísticas do CBMAC”. O projeto visa aprimorar os serviços de atendimento pré-hospitalar no Estado, além de reforçar ações de controle ambiental, combate ao desmatamento, queimadas e incêndios florestais.
O secretário de Estado da Saúde, Pedro Pascoal, reforçou a importância da colaboração entre o CBMAC e a Sesacre, agradecendo ao comandante da instituição, coronel Charles Santos, e à equipe do Corpo de Bombeiros pelo apoio contínuo em diversas missões da área da saúde, e enfatizou que a parceria representa um avanço para a assistência à saúde no estado, sobretudo em áreas mais remotas.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre sempre foi um parceiro e apoiador das ações, especialmente com o serviço de atendimento pré-hospitalar. Firmar esse termo mostra que a Saúde e o Corpo de Bombeiros devem andar lado a lado, com o uso dessa ferramenta, que estará à disposição da população acreana para que os resgates, as transferências e os transportes aeromédicos sejam realizados de forma segura, eficaz e econômica”, destacou o secretário.
O termo de cooperação prevê a aquisição de uma aeronave multimissão monomotor e equipada para voos diurnos e noturnos, que será utilizada nas diversas atribuições do Corpo de Bombeiros, inclusive nas missões de resgate e no transporte aeromédico. A Sesacre destinará mais de R$ 5,9 milhões para a compra dessa aeronave turboélice, que fortalecerá as operações de resgate em áreas de difícil acesso e atendimento de emergências de saúde.
Durante a cerimônia, o coronel Charles Santos destacou a importância da nova aeronave e do fortalecimento da parceria entre as instituições: “É mais uma etapa de fortalecimento que está sendo concluída pelo Estado, com integração para oferecer maior qualidade de serviço”, afirmou.
Fonte agencia.ac.gov.br