Por Cássia Veras
Com investimentos de mais de R$ 500 mil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), adquiriu novos equipamentos para o Almoxarifado Central de Medicamentos, localizado em Rio Branco. São 25 novos refrigeradores de maior capacidade e nove de menor capacidade, com controle especial de acesso pela internet.
“É um sonho antigo, pois víamos que as condições do almoxarifado não eram adequadas. Solicitamos ao governador, que prontamente nos atendeu, e hoje estamos aqui, com um espaço apropriado. Isso é o nosso melhor para a população e para os servidores”, declarou a secretária de saúde, Paula Mariano.
De acordo com o servidor John Lima, os novos equipamentos auxiliarão na manutenção da qualidade dos medicamentos que abastecem todo o estado. “Essas aquisições melhorarão o armazenamento dos fármacos sensíveis a alta temperatura. Antigamente, esses medicamentos eram armazenados em equipamentos não tão adequados, o que comprometia as suas condições”, disse.
Os refrigeradores possuem controles e alertas sonoros que auxiliam no monitoramento das substâncias armazenadas. A conservação de produtos termolábeis (fármacos sensíveis a alta temperatura), especialmente os imunobiológicos (vacinas), é um dos processos mais críticos na área de saúde. Devido à necessidade de manutenção correta da temperatura, a geladeira é um equipamento fundamental, que exige máxima atenção.
Histórico
Inaugurado em 1988, o Almoxarifado Central de Medicamentos da Sesacre possui um caráter social e de serviço à população acreana. Ligado ao Departamento de Assistência Farmacêutica, onde é realizada a aquisição dos insumos, a Central atua no recebimento, acondicionamento, separação e distribuição para todos os 22 municípios do estado.
Em 2022, além da aquisição dos novos equipamentos, o estabelecimento passou, ainda, por uma manutenção predial, instalação de ares-condicionados, reparos na parte elétrica, readequação dos espaços e pintura.