Cruzeiro do Sul, AC, 23 de maio de 2025 18:58

Riqueza e cultura do Acre são destaques durante Salão de Artesanato, em São Paulo

Compartilhe

Por

A riqueza cultural do Acre está sendo exposta por meio de peças de artesanato no 19º Salão de Artesanato, realizado em São Paulo, entre 21 e 25 de abril. Os artesãos acreanos são destaque no evento, apresentando uma variedade de peças, levando diversas pessoas a visitarem o estande, organizado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal.

De acordo com a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, diversas peças estão sendo expostas e comercializadas. “Os artesãos do nosso estado estão aqui em São Paulo, representando com seus artesanatos. Eles trouxeram biojoias, gamelas, madeira, macramê e muito mais. Estamos felizes, e nosso estande está sendo muito visitado”, explica.

Comitiva acreana leva artesanato para exposição e comercialização em evento nacional. Foto: cedida

Risoleta agradece o apoio do governo do Acre, por meio da Sete, e destaca que a oportunidade de participar do 19º Salão de Artesanato é enriquecedora e única para os artesãos.

Ao todo, nove artesãos foram contemplados para participar do evento pelo estande do Acre. Os profissionais passaram por uma curadoria com três técnicos após se inscreverem em um edital de credenciamento lançado pela Sete. Inicialmente, foram oferecidas dez vagas para os artesãos, mas com inscrição de 12 candidatos, todos foram contemplados devido a uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae).

Estande do Acre conta com nove artesãos. Foto: cedida

A coordenadora do Artesanato Acreano conta, ainda, que o Salão de Artesanato de São Paulo é uma das feiras em que os acreanos estão entre os principais atores, com o Acre bem posicionado no ranking de venda em anos anteriores.

Para o titular da Sete, Marcelo Messias, participar de eventos como o Salão de Artesanato permite conhecer novas técnicas e compartilhar experiências. “Cada peça de artesanato carrega uma história, uma tradição e um pedaço da comunidade de onde ela vem. Estar em eventos nacionais dá visibilidade ao trabalho e às raízes dos nossos artesãos. Além disso, feiras nacionais são grandes vitrines para que o mundo conheça a riqueza das nossas peças”, destaca.

Dentre as peças expostas estão brincos, colares, adereços indígenas, peças de decoração como colares de mesa, cestaria, macramê e outros produtos que têm atraído a atenção dos visitantes no evento.

plugins premium WordPress