Após atingir a marca de 9,27 metros na madrugada desta quarta-feira (23), o Rio Tarauacá, que banha o município de mesmo nome, no interior do Acre, apresentou baixa de 1,04 metros e saiu da cota de alerta, que é de 8,50 metros.
A diminuição no nível do rio já havia sido registrada mais cedo. Na medição das 9h o nível estava em 8,99, ainda acima da cota.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil em Tarauacá, Raimunda Alves, apesar da baixa, o órgão permanece em cautela. “Estão fazendo medições a cada três horas porque continua chovendo muito na cabeceira do rio”, afirma.
Apesar disso, o volume de chuvas permanecia em 155 milímetros até a quarta-feira (23), o que corresponde a 57% da média histórica esperada para a cidade em dezembro, 272 milímetros.
Enchente histórica
Localizado a 400 km da capital acreana, Rio Branco, o município de Tarauacá ainda se recupera após ter passado por 12 enchentes entre novembro de 2014 e março de 2015.
A enchente histórica que atingiu a cidade em novembro de 2014 levou o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC) a decretar estado de calamidade pública. O nível do rio ultrapassou os 12 metros e atingiu mais de 70% da cidade.
Em dezembro do ano passado, o governo federal liberou R$ 794 mil para cobrir despesas com atendimentos às vítimas da enchente.
Em fevereiro deste ano, Damasceno afirmou que a prefeitura estimava um prejuízo de 40 milhõesna zona rural e urbana. Já no mês de março, a União liberou R$ 1.033.210 para a cidade, que deveria ser usado na execução de ações de socorro e assistência.
Yuri Marcel
Do G1 AC