Por Gledisson Albano
O município de Porto Walter, localizado no Acre e banhado pelo Rio Juruá, enfrenta uma situação preocupante devido à elevação do nível do rio. Neste sábado (2), às 6 horas da manhã, o Rio Juruá atingiu a marca de 12 metros, aproximando-se do recorde histórico de 12,08 metros registrado em 2009 durante uma das maiores enchentes já registradas na cidade.
Durante a noite deste sábado, a Defesa Civil anunciou que o rio ultrapassou a marca histórica, atingindo 12,14 metros. A água já invadiu uma pequena parte do centro da cidade, quase afetando estabelecimentos comerciais, hotéis e mercados locais. Cinco bairros estão completamente alagados: Floresta, Várzea, Restinga, Maloca e Segundo Distrito. Mais de 4.500 pessoas estão sendo impactadas pela cheia, incluindo desabrigados e desalojados, que perderam seus pertences, móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos.
O prefeito César Andrade esteve ontem (1) na zona rural, onde entregou mantimentos para as famílias em situação de emergência. Foram abatidos quatro bois e distribuídos cerca de 800 quilos de carne. Hoje (2), o prefeito continuará a distribuição de donativos, buscando oferecer apoio às famílias afetadas.
Em busca de soluções para enfrentar essa crise, o prefeito está solicitando apoio do governo estadual e federal. Ele também fez um apelo à população para que permaneça em alerta e siga as orientações das equipes de Defesa Civil, que estão monitorando de perto a situação do rio e prestando assistência às vítimas.