Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 01:57

Rio Acre continua apresentando sinais de vazante em Rio Branco nesta sexta-feira

Compartilhe

Por  Andreia Nobre

O nível do Rio Acre continua baixando em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal, às 12h, desta sexta-feira, 8, o manancial registrou a marca de 16,95 metros.

Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, após a baixo do Rio Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após registrar a segunda maior enchente da história, onde o Rio Acre chegou à marca de 17,87 metros no dia 6 de março, em Rio Branco, o manancial começou a dar sinais de vazante ainda nesta quinta-feira, 7.

Imagens aéreas mostram o retorno das águas do Rio Acre. Foto: Pedro Devani/Secom

“Nesse momento em que do rio está baixando, pelos protocolos, devemos aguardar o nível chegar a cota de 11 metros, quando será o momento de retorno das famílias para as residências”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista

Moradores fazendo o serviço de limpeza das casas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O coordenador também enfatizou que, todo o plano de recuperação, limpeza de ruas, de análise técnicas e vistorias nas residências das famílias que estão em abrigos serão feitas, para garantir um retorno seguro as suas casas.

Muitas ruas estão tendo o trânsito liberado. Foto: Pedro Devani/Secom

O coronel Batista também deu um alerta sobre os cuidados com a saúde da população. “Essas águas estão contaminadas e precisam de todo um tratamento. Então, para não contrair algumas doenças hídricas é necessário ter todo o cuidado com a saúde nesse momento”, destacou.

Com a baixa das águas, no calçadão da Gameleira, em Rio Branco, muitos moradores e comerciantes realizam o serviço de limpeza e retirada de entulhos. Apesar de apresentar sinais de vazante, o Rio Acre continua acima da cota de transbordo que é de 13,50 metros.

Populares utilizando a água do Rio Acre para realizar a limpeza das casas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Acre está com 19 cidades em emergência, sendo que em 17 há o reconhecimento do governo federal, que já enviou mais de R$ 24 milhões de recursos para ajuda humanitária. 

Confira a galeria de imagens