Por Dora Monteiro
A revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Redenção, em Rio Branco, está prestes a ser concluída e promete transformar a realidade de cerca de 40 mil moradores da parte alta da capital. Com um investimento superior a R$ 3 milhões, viabilizado pelo governo do Estado com recursos próprios, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra foi vistoriada nesta quarta-feira, 23, por equipes do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e da Prefeitura de Rio Branco.

O presidente do Saneacre, José Bestene, reforçou o compromisso da gestão com a população: “Estamos levando saúde pra essa comunidade. Essa é uma determinação do governador Gladson Camelí: levar qualidade de vida à população”. Segundo ele, os últimos ajustes estão sendo feitos para que, em breve, a unidade possa ser oficialmente entregue à prefeitura.

Durante a visita técnica, o prefeito de Rio Branco em exercício, Alysson Bestene, destacou a relevância da iniciativa: “A gente observa a importância dessa obra em parceria com o governo do Estado e a prefeitura. Isso beneficia diretamente toda a comunidade da parte alta, melhorando a qualidade de vida e o meio ambiente”. A ETE revitalizada vai garantir um tratamento mais eficiente do esgoto, contribuindo para a redução de doenças, proteção dos mananciais e valorização urbana da região.
Na oportunidade, foram realizadas tratativas para a cooperação técnica na interligação do coletor-tronco à Estação de Tratamento. O coletor-tronco, que é uma tubulação de grande diâmetro, recebe o esgoto de outros coletores menores, que, por sua vez, coletam o esgoto de residências, comércios e outros locais.

Localizada na estrada do Quixadá, a ETE terá capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo, retornando os efluentes tratados de forma adequada para a bacia do igarapé Redenção. Com isso, o Estado destaca que a ativação da ETE também poderá diminuir os índices de contaminação por doenças de veiculação hídrica na região.
A obra representa mais do que infraestrutura — é um passo concreto em direção a um futuro mais saudável, sustentável e digno para milhares de famílias rio-branquenses.
Cobertura
De acordo com o plano diretor, a ETE poderá cobrir, de forma total ou parcial, os seguintes bairros: Conjunto Montanhês, Loteamento Santa Luzia, Conjunto Adalberto Sena, Xavier Maia, Jorge Lavocart, Loteamento Santo Antônio, Conjunto Defesa Civil, Tancredo Neves, Alto Alegre, Wanderlei Dantas, Placas, Conjunto Bem-te-vi, Ouricuri, Chico Mendes, Jaguá, Vitória, Jardim Eldorado e Vitória. O planejamento de atendimento desses bairros será executado pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
Fonte agencia.ac.gov.br