O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, está percorrendo os municípios do Acre para divulgar os resultados do Sistema Estadual de Avaliação de Aprendizagem Escolar (Seape). A reunião foi nesta terça-feira, 7, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), com as equipes gestoras das escolas estaduais.
O encontro foi marcado com uma calorosa recepção em que as mulheres foram homenageadas com canções, flores e depois presenteadas pelo gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida, com uma sessão de automassagem com o massoterapeuta Bento Marques.
As provas do Seape analisam a evolução da qualidade do ensino que está sendo ofertado nas escolas públicas. Os resultados apresentados mostram as habilidades desenvolvidas pelos alunos da educação básica em língua portuguesa e matemática.
As avaliações foram realizadas no fim do ano passado para alunos do 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
O secretário Marco Brandão anunciou que outras séries também serão avaliadas, a fim de se obter um quadro mais detalhado do desempenho escolar dos alunos.
Assuntos como reforma do ensino médio, encaminhamento das escolas em tempo integral, evasão e reprovações estiveram em pauta durante a visita de rotina de Brandão ao Juruá.
O secretário deixou uma mensagem aos educadores, alunos e pais sobre o ano letivo de 2017: “Esperamos muita tranquilidade. Este ano realizaremos reajustes aos servidores. Ao contrário de outros estados, aqui nós pagamos os salários em dia. Fizemos intervenções em algumas escolas para melhorar a qualidade e a oferta de condições de trabalho para servidores e alunos. Que este ano seja de muitas conquistas, um ano de muito trabalho, produção e bons resultados”.
Na visão de Rúbia Cavalcante, diretora de Ensino da SEE, os resultados de 2016 foram muito positivos: “As equipes das escolas de Cruzeiro do Sul têm amadurecido sobre como acompanhar e orientar os professores em sala de aula. Existem muitos desafios, muitos níveis que podem ser avançados, mas temos trabalhado incansavelmente”.
Por Janaira Silva
Fonte agencia.ac.gov.br