Por Miguel França
A Expoacre traz uma novidade internacional ao público visitante: um restaurante peruano no Espaço Indústria, resultado de uma parceria entre o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Escola de Gastronomia Miriam Assis Felício.
Além de promover a rica gastronomia do Peru, a ação está inserida nas tratativas para a futura importação de trutas salmonadas para abastecer a rede de restaurantes do Acre.
O chef de cozinha da rede La Gran Choza e representante do Peru, Braulio Martinez, apresentou os mais diversos produtos que são a base da culinária peruana, com muitos peixes, frutos do mar, batata e milho. “Esta noite estamos servindo o Ceviche Peruano, Lomo Saltado, entre outros, além também da tradicional bebida Chicha Morada. Enfim, estamos muito agradecidos a todas as autoridades pela recepção [na Expoacre] e convidamos todos a degustar os pratos peruanos!”, convidou o chef.
Entre os visitantes do restaurante estava a enfermeira Deise Videira, que elogiou o evento e a qualidade dos pratos e do ambiente. “Estou gostando muito da Expoacre, pois há várias opções de diversão. Tenho dois filhos, então pude levá-los para brincar nos brinquedos, como a roda gigante e os carrinhos. Além disso, a culinária é excelente. E hoje vim para degustar a comida peruana e vou experimentar o Lomo Saltado. O que me despertou curiosidade de vir ao restaurante peruano foi a variedade de opções”, afirmou.
A Expoacre segue até o próximo fim de semana, e o restaurante peruano promete ser um dos grandes atrativos da feira, reforçando as possibilidades de novos negócios entre o Acre e o Peru.