Por Dilma Tavares
Ampliar e reforçar informações para otimizar a prestação de serviços prestados pelo governo do Acre para a população na área de assistência social, especialmente na execução de iniciativas provenientes de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. Esse foi o objetivo da reunião realizada entre técnicos da Representação do Governo em Brasília (Repac) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), nesta segunda-feira, 29, em Brasília.
O reforço da parceria entre Repac e secretarias vem sendo defendido pelo chefe do órgão, Fábio Rueda, inclusive em reuniões no estado. “O objetivo é aproximar Brasília do Acre, ouvir as necessidades e sugestões de quem executa as ações na ponta e, com essa união e interação, reforçar a nossa contribuição ao governo na entrega dos serviços para a população”, explica.
Potencializar a atuação do governo na assistência social, incluindo a intensificação das parcerias nesse sentido também é objetivo da secretária de Assistência Social e vice-governadora, Mailza Assis, lembrou o diretor de Política de Assistência Social da SEASDH, Hilquias Almeida, que participou da reunião com o chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Cristian Souza.
Os dois vieram a Brasília participar do 3º Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que começa nesta quarta-feira, 31. Antes, visitaram a Repac, onde foi detalhada a atuação do órgão no apoio aos gestores locais, desde o acompanhamento de iniciativas do governo que tramitam em Brasília até a articulação de apoios e captação de recursos, como por meio de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União.
“A Repac está à disposição para atender às demandas, para contribuir e trabalhar junto com os órgãos do governo na busca e articulação de melhorias para o estado a partir de Brasília, ação que vem sendo reforçada pelo secretário Fabio Rueda, conforme determinação do governador Gladson Cameli”, explicou o assessor da Representação, Samuel Lisboa.
“Ampliar essas informações e reforçar a parceria potencializa o trabalho da SEASDH, no sentido de fazer com que cada centavo destinado para a área chegue aos usuários do Sistema Único de Assistência Social [Suas]” afirmou o diretor Hilquias Almeida. “Ao fim, quem ganha é a população que mais precisa”, reforçou Cristian Souza.
“O papel do departamento técnico da Repac é exatamente dar esse suporte aos técnicos das secretarias, para que eles, que executam as ações, compreendam os trâmites burocráticos das iniciativas nos ministérios e, juntos, possamos superar entraves e possibilitar a aplicação das políticas públicas na ponta”, resumiu o chefe do Departamento Técnico da Repac, Elomar Chaves.
Também participaram da reunião, pela Repac, a diretora executiva Rosangela Bardales, o assessor William Raad e o chefe da divisão de assessoria técnica, Roberto Hemckmeier.
Fonte agencia.ac.gov.br