Cruzeiro do Sul, AC, 25 de novembro de 2024 06:38

Relatoria de César Messias, aprova acordo de cooperação técnica entre o Brasil e Geórgia

Compartilhe
Foto: Onofre Brito
Foto: Onofre Brito

Aprovado nesta quarta-feira, 26, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, acordo de cooperação técnica entre o Brasil e o governo da Geórgia, com assinatura de agosto de 2011. O relator do processo, deputado César Messias (PSB-AC), disse que além do fator comercial entre os dois países, o Acordo permitirá ainda a isenção parcial de vistos para brasileiros portadores de passaportes comuns.

Segundo o parlamentar, com a independência da Geórgia da extinta União Soviética, em 1991, o comércio entre os dois países vem crescendo em números modestos, algo em torno de U$ 200 milhões, com grande superávit do lado brasileiro, onde predominam as exportações de carne e açúcar.

“Conforme relatamos, o acordo prevê cooperação técnica por meios de programas, projetos e atividades previamente aprovados, podendo contar com a participação de instituições do setor público e privado, bem como de organizações não-governamentais e organismos internacionais”, disse.

Em agosto de 2013, o Senado havia aprovado o acordo de isenção parcial de vistos com a Geórgia. Assinado em 2012, o acordo vai possibilitar a brasileiros e georgianos o ingresso, a saída, a permanência e o trânsito no território do outro país, para fins de turismo e negócios, sem a necessidade de visto.

Nos últimos anos, Brasil e Geórgia aprofundaram as relações bilaterais, com a abertura recíproca de embaixadas nas respectivas capitais e a multiplicação dos encontros de alto nível. O comércio bilateral aumentou 228% na última década.

O Brasil mantém frutífera cooperação na esfera multilateral com a Geórgia, que apoiou não somente as candidaturas brasileiras vitoriosas para a direção da FAO e da Organização Mundial do Comércio, mas também oferece suporte ao pleito brasileiro de compor em caráter permanente o Conselho de Segurança das Nações Unidas.