Por Eliel Mesquita
Uma das regiões de mais difícil acesso do Acre, Marechal Thaumaturgo, recebeu recentemente a reforma e modernização da Unidade Mista de Saúde, executada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
O essencial benefício tem assistido os moradores da região urbana do município e também de suas comunidades rurais, como é o caso da Alciene de Oliveira Borges, que chegou à unidade com quadro grave de infecção. “Cheguei e fui muito bem tratada. Hoje faz três dias da minha internação e já me sinto bem”, relatou.
A moradora da comunidade às margens do Rio Amônia, que é um afluente do Juruá, lembrou que um dos principais suportes que a unidade lhe ofereceu foi o medicamento. “Lembro que no passado a gente não encontrava ajuda quando procurava por medicamento. Muitas das vezes, tratei as doenças com remédios caseiros. Hoje, vejo que o hospital oferece a ajuda que a gente precisa”, enfatizou.
Além do espaço físico, a reestruturação da unidade contou com a construção de uma lavanderia. Ao todo, o governo acreano investiu quase R$ 1 milhão na benfeitoria.
“Foi uma transformação, sobretudo quando se considera que anteriormente os serviços de Saúde eram prestados na balsa-hospital, que é gerida pelo município e tem estrutura para atender à Atenção Básica, e lá o Estado ofertava os serviços de emergência. É um ganho substancial à população e aos profissionais, que têm condições salubres de trabalho”, ratifica Diani Carvalho, gestora da Sesacre no Juruá.
A Unidade Mista de Marechal Thaumaturgo conta com 14 leitos, distribuídos nas enfermarias feminina, masculina e pré-parto. A unidade oferece atendimento 24 horas por dia, por meio de uma equipe formada por médico clínico-geral, enfermeiro e técnico em enfermagem.
“A reforma da Unidade fortaleceu o nosso trabalho e permitiu ampliar os serviços, como é o caso da nossa enfermaria. A equipe agradece ao governo do Estado pela dedicação e zelo com a população de Marechal Thaumaturgo, e juntos seguiremos firmes com o propósito de bem acolher os pacientes”, enfatiza a gerente-geral da Unidade, Maria Carlene da Conceição.
Fonte agencia.ac.gov.br