Por Dayana Soares
Todas as 100 escolas da rede estadual do Acre que ofertam oficialmente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) registraram, dentro do prazo, a escolha das obras didáticas que irão compor o acervo pedagógico do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o ciclo 2026–2029.
A escolha, coordenada pela Divisão de Livro Escolar da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), foi realizada entre os dias 12 e 23 de maio, conforme cronograma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada escola registrou sua decisão na plataforma PNLD Digital, indicando as coleções selecionadas para os segmentos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da EJA.
“No estado do Acre, temos oficialmente 100 escolas que ofertam EJA. Ontem finalizamos 100% dessas escolas com a escolha registrada na plataforma. Esse é um marco importante, considerando que estávamos há mais de uma década sem uma nova distribuição nacional de livros para a EJA”, destacou a professora Carmen Braga, chefe da Divisão de Livro Escolar da SEE.

Desde 2014, o FNDE não promovia a escolha e distribuição de livros didáticos específicos para a EJA. Nesse período, a rede estadual do Acre garantiu o acesso ao material com recursos próprios, adquirindo obras para atender às necessidades pedagógicas dos estudantes.
A decisão coletiva das escolas acreanas optou por um modelo de escolha unificada, no qual os livros mais votados pelo conjunto de instituições estaduais serão aqueles enviados pelo FNDE. Isso garante mais agilidade logística, equidade e possibilidade de remanejamento entre unidades, caso haja variação no número de turmas ou estudantes.
“A educação de jovens e adultos é uma prioridade em nossa gestão. A retomada do PNLD EJA fortalece o compromisso com a inclusão e a qualidade do ensino para todos. Estamos felizes com o empenho das escolas, da equipe técnica e dos gestores nesse processo”, afirmou o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.
As obras escolhidas estão disponíveis para consulta no Guia Digital do PNLD, por meio do Portal do Livro. Os livros serão entregues às escolas em formato impresso e também estarão disponíveis, posteriormente, em versão digital para estudantes e professores.
Fonte agencia.ac.gov.br