O vereador Valdemir Neto (PT) vai entrar com um projeto que tem como objetivo isentar os moradores da zona rural de pagar a taxa de iluminação pública (Cosip). Nesta terça feira, 24, houve uma reunião na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na qual os vereadores Altemar da Silva, Anísio Correia e Valdemir Neto, juntamente com os moradores de várias comunidades rurais, discutiram sobre a mobilização para a aprovação do projeto.
Mesmo os moradores não usufruindo da iluminação pública pagam uma taxa considerada por eles muito alta. O presidente da Associação Igarapé Branco, Darci Mendes, situada no projeto Santa Luzia chegou a dizer que é frequente até mesmo a falta de energia em sua comunidade e que isso é um desrespeito
O Vereador Valdemir Neto ressaltou que: “As pessoas estão pagando por essa taxa de uma forma injusta”.
Ainda não há uma data específica para a votação do projeto, pois o mesmo ainda não foi colocado em pauta pela câmara. O motivo, é que não há assessoria jurídica. Mesmo assim os moradores se mostram motivados e afirmam que estarão em peso no dia da sessão de aprovação do projeto.
No último mês de dezembro, a prefeitura aprovou, na Câmara, um projeto de aumento do IPTU que em alguns casos chegou a elevar o imposto em até 140%. Os mesmos quatro vereadores que estão apoiando o fim da COSIP rural, votaram contra o aumento.
Alguns trabalhadores rurais presentes à reunião se diziam revoltados com a atitude de alguns vereadores que em vez de votarem com a população votam com o prefeito.
Por: Thais Martins