Por Guedison
Foi realizado na tarde terça-feira, 18, o lançamento do projeto “Defensores do Futuro”, em Cruzeiro do Sul. O projeto que já vinha sendo exultado na capital, agora chega no interior. Em Cruzeiro do Sul a intenção é atender cerca de 150 alunos distribuídos em duas escolas.
O projeto acontece por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Defensoria Pública do Estadual, Sebrae no Acre e Centro Universitário U:Verse.
Celson Araújo, coordenador do Núcleo da Cidadania da DPE/AC, que essa é uma iniciativa não só da defensoria, mas sim, de todos. E o sucesso das primeiras versões na capital, foi o que motivou a expansão aos municípios do interior.
“Esse projeto, ele visa desenvolver competências com relação ao adolescente estimulando o conhecimento, a cultura e outros”, enfatizou Araújo.
Em sua terceira edição, o projeto foi expandido para 12 escolas, sendo dez em Rio Branco, duas em Cruzeiro do Sul e uma em Senador Guiomard atendendo nesses municípios aproximadamente 1800 alunos.
“Nós ficamos muito felizes quando recebemos o comunicado de que o projeto viria para Cruzeiro do Sul, e eu tenho certeza que vai ser um sucesso, porque eles vêm para trazer mais orientações. Eles chegam para somar com escola”, disse Ruth Bernardino coordenadora geral da representação da SEE em Cruzeiro do Sul.
A iniciativa tem como objetivo trabalhar junto com as escolas instruções básicas à vida, que venham refletir em boas ações dos estudantes. As atividades também serão direcionadas aos pais ou responsáveis, educadores e comunidade. Durante o ano a equipe trabalhará três trilhas de temáticas como: educação emocional, educação em direitos humanos e educação empreendedora e, dessa forma, contribuir com o processo de construção de um futuro melhor para as crianças e adolescentes.
O chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis da SEE, Marliton Páscoa, contou que as primeiras edições foram um sucesso na capital e agora a intenção é estender para os demais municípios. “A ideia é continuar com essa expansão e já estamos discutindo para que nos próximos anos possamos chegar em todas as escolas do estado”.
A aluna Ana Mabele de Jesus, estudante do 6º ano da escola Padre Alfredo Kunz, disse que projeto é muito bem-vindo, e agradeceu a iniciativa. “Esse projeto só vai trazer coisas boas para a gente. Vai nos mostar o caminho para sermos bons cidadãos. Vai nos ajudar a ser alguém na vida”
Só em Cruzeiro do Sul quase 150 alunos das escolas Padre Alfredo Kunz e Padre Damião serão contemplados pelo projeto. Para a diretora Maria José a iniciativa é mais uma oportunidade que será dada alunos dessas instituições que tem uma clientela adolescentes que enfrentam algum tipo de vulnerabilidade social.