Por Ila Verus
O Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), realizou na manhã desta quinta-feira, 24, uma ação de cidadania na Escola Estatual Henrique Lima, no Bairro Calafate, em Rio Branco.
O evento, que teve início às 9h, tinha como objetivo dar continuidade a uma série de medidas de segurança pública e bem-estar social desenvolvidas pela Sejusp, oferecendo vários serviços à comunidade, como a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade e certidões de nascimento.
O estudante de 12 anos, Maxsuel da Silva, destacou a alegria de poder participar do evento que oferecia demonstrações dos equipamentos das forças de segurança: “Eu gostei muito de ter vindo. É muito legal poder ver de perto os equipamentos usados pelo Gefron”, disse o garoto encantado com o cantil de uso militar, usado em campo pela força.
O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Batista Ribera, explica que a ação desenvolvida na escola visa alcançar toda a comunidade da região do Calafate: “Apesar de a escola estar de recesso, a Secretaria de Educação abriu as portas para receber a comunidade, trazendo muitos serviços que o Estado pode oferecer, a fim de desenvolver e exercitar a cidadania, por meio de uma cultura de paz”.
O evento ofereceu à comunidade muitos serviços e atividades, como apresentação teatral com dicas de segurança, óculos de realidade virtual que simula a embriaguez, atividades de educação de trânsito, exposição de equipamentos utilizados pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), atualização do calendário vacinal e a realização de testes rápidos pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
O programa tem como propósito integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade no estado do Acre, com uma cultura de paz, por intermédio do esporte e de recreações.