Por Ila Verus
O Programa Acre pela Vida, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), foi mais uma vez a um município acreano. O município do Bujari foi contemplado nesta quinta-feira, 28, com uma ação de cidadania na Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto.
O evento, que teve início pela manhã e se estendeu até a tarde, tinha como objetivo dar continuidade a uma série de medidas de segurança pública e bem-estar social desenvolvidas pela Sejusp, oferecendo vários serviços cartoriais à comunidade, como a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento e título de eleitor.
Na oportunidade, a Sejusp, por meio do Acre pela Vida, entregou uniformes e bolas para a escola, visando oferecer melhores condições da prática esportiva para as crianças e adolescentes do local de ensino.
A estudante de apenas nove anos, Maria Vitória Souza da Silva, fala, com brilho no olhar, da alegria de ter um evento como esse em sua escola. “Eu gosto dessas pessoas que estão fazendo esse evento, pois, sem saber, eles estão me ajudando e me dando oportunidade de jogar futebol. Gosto muito de participar dos campeonatos que eles fazem”, disse a garotinha.
A chefe executiva do Programa Acre pela Vida, Francisca de Fátima Gonçalves Paiva, explica que a ação promovida na escola é uma atividade que aproxima a população das forças de segurança pública, já que no local estavam sendo expostos equipamentos do Corpo de Bombeiros, das polícias Militar e Civil, e testes rápidos. “É muito interessante ver as crianças recepcionando muito bem as atividades, interagindo e muito felizes com a nossa presença, tanto com a ideia de terem esse material para praticarem atividade física quanto por terem contato com as forças de segurança do Estado”, destaca.
O programa de segurança pública e defesa social, tem como finalidade integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade.