Por Gilson Amorim DRT/AC
A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (27) a abertura do ano letivo 2023 com a presença da equipe pedagógica da SEME que participam de palestras importantes acerca do Programa “União faz a Vida” que será implantado na Escola Rilza Maria Daniel do Nascimento no bairro Senador Pompeu (Praia).
O Programa A União Faz A Vida (PUFV) existe desde 1995, e, por meio da educação cooperativa, desenvolve os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens brasileiros, mudando assim a vida deles, de suas famílias e comunidades. A iniciativa começou na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul.
A colaboradora Eliana do Sicredi, explica como será aplicado o programa na escola: “O papel do Programa União Faz a Vida é contribuir com a educação na comunidade onde o Sicredi encontra-se. Neste caso, oferecendo formação continuada aos professores da escola para contribuir com o desenvolvimento das aulas em sala de aula. A formação está sendo realizada pelas assessoras pedagógicas do PUFV Rosa Botassin e Joana Darc do Estado de Mato Grosso e pela Gabriela Cunha do Estado do Acre, acompanhadas pelo Assessor de desenvolvimento Eber Ostemberg e a Analista de desenvolvimento Eliana Ferreira e com a cooperação da Agência de Tarauacá, representado pelo gerente Leonardo”. Concluiu.
A secretária Maria Lucicléia, participou das atividades desenvolvidas na escola, e durante a manhã realizou visitas ao restante das escolas que iniciaram o ano letivo escolar.
Para o Diretor de Ensino Básico Francisco das Chagas Felipe de Lima: “É o professor que inicia o educando no mundo. É preciso que se aproveitem cada dia do ano letivo. Somente assim, serão alcançados todos os objetivos traçados na escola e toda equipe faz parte deste trabalho”. Ressaltou o diretor Felipe.