A quarta edição da Feira de Artesanato no shopping, realizada neste domingo, 4, homenageou os professores acreanos, que concorrem a prêmios durante todo o evento. A feira, que iniciou às 10h e encerrou às 22 horas, contou com a participação de 28 artesãos acreanos.
A professora e, atualmente, gerente do Departamento de Artesanato, Marilda Brasileiro, foi homenageada pelos artesãos que participaram do evento. “Fico muito emocionada pelo reconhecimento, que divido com os artesãos que também são professores. Esse é trabalho desenvolvido por todos, que tem dado certo”, agradeceu Marilda.
Realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, e Sebrae, com apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida e prefeitura de Rio Branco, a feira reúne o melhor do artesanato acreano em um único local.
Sandálias de látex, objetos de decoração, peças em marchetaria, biojoias, bordados, são alguns dos itens ofertados ao público. Além de gerar um espaço de comercialização diferenciado para os artesãos que participam, o evento leva cultura e arte para o público que frequenta o shopping.
Eva Rodrigues e o marido artesão desenvolveram a técnica de reproduzir réplicas de animais amazônicos, utilizando a casca do cupuaçu como matéria-prima. “É uma parte da fruta que geralmente vai para o lixo. Quem desenvolveu foi o meu sogro, que ensinou para o meu marido. Hoje, nós vendemos o nosso artesanato para outros estados e países”, disse satisfeita.
Sobre a participação na Feira, Eva destaca “que essa é uma ótima oportunidade de expor um produto acreano para os próprios acreanos, que muitas vezes desconhecem o que é produzido no estado”.
Henry Nogueira, secretário de Pequenos Negócios, explica que “a intensão da feira é abrir um novo espaço de comercialização para os artesãos acreanos, promovendo emprego renda e a valorização dos produtos acreanos”.
Por Maria Meirelles