Cruzeiro do Sul, AC, 23 de maio de 2025 17:43

Professores da Educação do Acre atuam como intérpretes de inglês, espanhol e Libras na 15ª Reunião Anual da GCF Task Force

Compartilhe

Por

Em uma semana marcada por intensos debates sobre mudanças climáticas, preservação das florestas tropicais e desenvolvimento sustentável, um grupo de profissionais discretos, mas fundamentais, garantiu que nenhuma voz fosse deixada de fora na 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Ações do evento foram apoiadas por 50 tradutores de inglês, espanhol e Libras. Foto: Dharcules Pinheiro/Secom

Cerca de 50 tradutores de inglês, espanhol e Libras da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) assumiram um papel estratégico durante o evento. Sua atuação abrange desde o acolhimento dos participantes internacionais até a tradução simultânea em mesas de debate, visitas técnicas e atividades paralelas.

Diversas nacionalidades e culturas participaram do evento, de relevância internacional. Foto: Dharcules Pinheiro/ Secom

“O trabalho dos nossos profissionais foi decisiva para garantir o entendimento e a interação entre os participantes, possibilitando um aproveitamento mais efetivo das discussões”, destacou a diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza.

A gestora enfatiza que os profissionais envolvidos são professores qualificados, vinculados à rede pública estadual e provenientes de diferentes departamentos e áreas como ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, além dos professores da Escola Centro de Estudo de Línguas (CEL).

Trabalho aproximou profissionais de outras nacionalidades e culturas. Foto: cedida

A relevância dessa experiência também foi destacada pela tradutora licenciada em língua inglesa, Elizabeth Ribera: “Foi especial colaborar com a comunicação entre os participantes. Atendemos desde turistas interessados no artesanato local até representantes internacionais que falavam apenas inglês. É gratificante saber que o nosso estado possui profissionais preparados para esse tipo de desafio”, relatou.

A tradutora compartilhou ainda a emoção de reencontrar ex-alunos do CEL que hoje também atuam como mediadores linguísticos no evento. “Isso mostra o impacto do trabalho da educação pública. Estamos colhendo os frutos de uma política educacional comprometida com a formação e o protagonismo dos nossos profissionais e estudantes”, afirmou.

Profissionais de Libras atuaram na 15° Reunião do GCF. Foto: Dharcules Pinheiro/ Secom

Para Daiany dos Santos, licenciada em língua espanhola e assessora pedagógica, o evento foi uma verdadeira imersão em diversidade linguística e cultural: “Conversamos com pessoas de várias nacionalidades e vimos na prática o que ensinamos em sala de aula sobre variações linguísticas. Voltamos com a bagagem cheia de experiências para aplicar nas nossas formações e no trabalho com os professores da rede”.

15º Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas

A GCF Task Force é uma iniciativa que busca mecanismos de incentivo à redução das emissões de gases de efeito estufa, principalmente associadas ao desmatamento e à degradação florestal (REDD+). O evento anual é um espaço de diálogo entre governos, sociedade civil e setor privado sobre políticas de baixo carbono.

plugins premium WordPress