Apenas três dias após a Associação de Moradores e Produtores Ordem e Progresso do Projeto de Assentamento Walter Arce ter reivindicado a cessão de um trator para ajudar na mecanização agrícola e no escoamento da produção, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) realizou, nesta segunda-feira, 13, a entrega do equipamento.
O PA Walter Arce é formado principalmente por agricultores vindos da faixa de fronteira na Bolívia, que foram expulsos pelo governo do país vizinho. São mais de 500 famílias assentadas.
Durante a entrega dezenas de produtores que serão beneficiados com o trator fizeram questão de agradecer o apoio do governo do estado.
A agricultora Táthira Nogueira é uma das beneficiadas. “Esse trator aqui vai melhorar nossa vida em 100%. Tem áreas, já que aqui era uma fazenda, que precisam de arado. Ficamos muito felizes com essa parceria, porque vamos poder aumentar nossa produção”, afirma.
Cosmo Diniz, presidente da associação explica que além da mecanização o trator também vai ser usado para o escoamento da produção. “Nem imaginamos que nossa solicitação fosse atendida tão rápida. Agora temos a certeza que nossa produção não vai estragar, mesmo a de quem tá produzindo em locais de difícil acesso”.
Durante a assinatura do termo de cessão, que disponibiliza o equipamento à comunidade até o fim do ano, Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof, destacou que é uma determinação de governo atender os produtores com a maior celeridade possível. “Nossa orientação é cumprir todos os compromissos que acordamos com os produtores. Portanto, estamos aqui no Walter Arce entregando o equipamento que acordamos na semana passada”.
O deputado Lourival Marques também esteve presente durante a entrega do trator. “O compromisso com o setor produtivo é a grande marca desse governo. Essa associação já tem uma feira onde comercializa sua produção e tem muita vontade de aumentar ainda mais sua produção.”
A feira com os produtos da comunidade do Walter Arce é realizada todo sábado, próximo à rotatória do conjunto Ouricuri, na estrada da Apolônio Sales.
Por Leônidas Badaró
Fonte agencia.ac.gov.br