Nesta semana, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) promoveu palestras sobre Consumo Consciente e Educação Financeira, alcançando aproximadamente 261 estudantes das escolas Municipal Juvenal Antunes e Sesi.

As palestras educativas foram promovidas por meio do Núcleo de Educação para o Consumo e fazem parte da Política Nacional de Defesa do Consumidor. O objetivo da ação é levar conscientização para crianças e adolescentes acerca dos temas e auxiliá-los a desenvolver habilidades essenciais para a vida, como a capacidade de tomar decisões informadas sobre o uso do dinheiro, além de torná-los mais cautelosos quanto às suas escolhas e conscientes do impacto que estas podem trazer.

O chefe do Núcleo de Educação do Procon, Sérgio Garcia, destaca que promover a educação financeira para crianças e adolescentes pode prevenir problemas futuros, como o endividamento e o consumo excessivo.
“Nessas ações estamos tendo um olhar diferente, uma atenção especial para esse público, tendo em vista os temas abordados, para tratar um problema da nossa sociedade, que é o superendividamento, já desde cedo, para que este público possa se tornar adultos educados financeiramente e mais preparados para enfrentar os desafios econômicos da vida adulta”, afirmou.
Maria Fernanda Pereira, de 14 anos, falou da importância dos conhecimentos adquiridos por meio da palestra.
“É muito importante a gente saber lidar com o nosso dinheiro para, no futuro, não sofrer. Vemos várias pessoas endividadas, perdendo seus bens, por não saberem lidar com as suas finanças”, enfatizou.