Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 22:07

Primeiro dia do Juntos pelo Acre na Vila Verde democratiza o acesso à cidadania

Compartilhe

Por

Proporcionando cidadania e bem-estar para a população, o governo do Estado, nesta sexta-feira, 7, iniciou mais uma edição do programa Juntos pelo Acre, na Vila Verde, localizada no km 58 da Transacreana.

Se aproximando cada vez mais da sua comunidade, o governo acreano realiza diversas edições do programa em uma frutífera parceria entre a Secretaria de Governo (Segov) e a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da coordenadoria de Polícia Comunitária, as quais convocam toda a estrutura de governo para as comunidades mais afastadas e em vulnerabilidade social.

A tenente-coronel Ana Cássia Monteiro destaca o empenho unificado: “Estamos mobilizando 431 colaboradores, de mais de 30 secretarias e autarquias do Estado, proporcionando mais de 180 serviços ofertados para a população da Transacreana. Queremos reunir toda a comunidade nesse fortalecimento de cidadania e segurança”.

“Queremos fortalecer os nossos laços com a comunidade para transformar a vida para melhor”, objetiva a tenente-coronel. Foto: Davi Barbosa/PMAC

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias, destacou a importância da presença da corporação de segurança trabalhando de maneira integrada e humanizada com o governo do Acre: “A presença da PM marca o compromisso nesse projeto que foi originado por atividades de policiamento comunitário e se transformou neste grande programa”. Ele continua: “Agradecemos o olhar diferenciado do governador Gladson Cameli em reunir toda a força de seu governo para ir em busca da sua população”.

Atuação da Polícia Militar acontece de maneira integrada com o governo do Acre. Foto: Davi Barbosa/PMAC

No primeiro dia de ação, um dos serviços mais aguardados era o de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizado por meio da atuação de profissionais do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC). Munidos de uma certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital, os cidadãos conseguiam emitir o novo documento.

Desde a implantação da documentação no estado do Acre, a Polícia Civil já emitiu mais de 150 mil carteiras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Foi o caso de Zilene Ribeiro, moradora do km 10 da Transacreana, que se deslocou do Ramal Beija-Flor para alcançar os serviços ofertados pelo governo do Acre. “Fiquei sabendo da ação e peguei uma carona pra vir aqui e renovar minha identidade. Fui muito bem atendida e com facilidade num lugar mais próximo da minha casa”.

“Foi ótimo! Sem precisar de agendamento e mais próximo da minha casa”, celebra Zilene Ribeiro, ao garantir sua nova identificação. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Outros serviços de cidadania estavam sendo realizados por funcionários da Organização em Centros de Atendimento (OCA), os quais disponibilizaram mais de 80 ações como 1ª e 2ª via de CPF, carteira de trabalho e demais documentos necessários para o exercício da cidadania brasileira.

Por meio da atuação da OCA, a população da Transacreana alcançou serviços de documentação, consultas de processos, acesso à justiça, entre outros. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Parceria valorosa

A atuação direta do governo com a população vai ao encontro do posicionamento das demais instituições parceiras, como a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE). Luciana Souza, coordenadora do programa Defensoria Itinerante, destacou a atuação da DPE na comunidade na busca de levar acesso à justiça para as comunidades: “Esta é a quarta edição que participamos do Juntos pelo Acre, sempre com uma grande satisfação em facilitar o alcance da comunidade aos atendimentos jurídicos”.

“Com esse trabalho unificando várias instituições, conseguimos ir além na democratização da cidadania”, destaca Luciana. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com a carreta da Defensoria, foram prestados serviços de orientação e assistência jurídica na área cível e criminal, consulta processual, retificação de documentos, divórcio, pensão alimentícia, registro tardio, investigação de paternidade, ação de inventário, defesa do consumidor, entre outras ações.

Um dos alcançados pela DPE foi o morador do km 60 da Transacreana, Pedro Ferro, o qual buscou assessoramento jurídico durante a ação. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Programação

No sábado, 8, toda a esfera governamental estará presente, indo além dos serviços de cidadania, com a totalidade dos benefícios de todos os órgãos do Estado, como agendamentos médicos, testes de saúde, atendimento jurídico, social e psicológico, além de emissão de documentos e serviços para microempreendedores e empresas.

No sábado, além desses serviços, haverá a emissão de RG, triagem para doação de sangue, atividades recreativas como capoeira e teatro, cursos online, cadastro para empregos, e serviços relacionados ao FGTS e ao registro civil. Serão realizadas também ações de orientação e encaminhamento de denúncias de violações de direitos, além de atividades educacionais e ambientais, com distribuição de mudas de plantas.

Com o projeto Juntos pelo Acre, o governo estadual reitera seu compromisso com a cidadania e a qualidade de vida da população. A iniciativa, realizada em parceria com diversas instituições, proporciona não apenas acesso a serviços essenciais, mas também fortalece os laços com o corpo social.