O acusado era conhecido de seu alvo no latrocínio, e chegou a tomar café com o empresário antes do crime.
érgio Oliveira de França, 44, principal suspeito de planejar o assalto à casa do empresário João Célio Gonçalves Gaspar, o João Garapa, ocorrido no último dia 30 de dezembro, que resultou na morte do PM, Marcos Araújo, que trabalhava como segurança do comerciante, foi preso pelas Polícias Civil e Militar, no fim da tarde da última quinta-feira (15), em Cruzeiro do Sul (AC).
Conhecido como Sérgio Titanic, o acusado também é comerciante no município e foi preso quando saía do estabelecimento comercial de uma de suas irmãs. De acordo com o delegado responsável pela investigação, José Luis Tonini, ‘Titanic’ é bem conhecido do empresário, visitava o comércio da vítima, mantinha contato pessoal com ele e chegou até mesmo a tomar café com João Garapa, dias antes do crime.
“Segundo o depoimento dos outros participantes, ele foi o mentor desse crime, juntamente com o José Valdenis e Eurico Mendes, sendo que ele vinha examinando os negócios de outros comerciantes, não apenas de Cruzeiro do Sul, mas também do municipio vizinho de Tarauacá. Todas as informações necessárias a ação criminosa, foram repassadas pelo Sérgio. Isso devido a sua relação com o empresário João Garapa. Ele sabia até mesmo do balanço comercial e outras coisas da vida do comerciante”, relatou Tonine.
O suspeito, que já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas, encontrava-se no regime aberto. O delegado revelou que a prisão de Sérgio Titanic, o sétimo suspeito do latrocínio, deveria ter acontecido na semana passada. Todavia, de acordo com informações, ele havia viajado para Rio Branco, desde o dia 30.
“Ele retornou à cidade nesta semana e sua prisão se deu num estabelecimento no entro da cidade. Ele não esboçou nenhuma reação, mas nega a participação no crime, porém, existem indícios suficientes de que ele tenha uma conexão com os demais criminosos”, destacou o delegado.
O dinheiro do assalto ainda não foi encontrado, mas a polícia acredita que o suspeito tenha levado para a capital do estado. O acusado de planejar o assalto deve ser encaminhado nesta sexta-feira (16) para o presídio Manoel Nery da Silva.
Entenda o caso
Um assalto à casa do empresário João Célio Gonçalves Gaspar, conhecido por João Garapa, no municipio de Cruzeiro do Sul (AC), levou a óbito com um tiro nas costas que atingiu o pulmão, o policial militar Marcos Roberto Araújo do Nascimento. O PM chegou a ser levado ao Pronto-Socorro, no entanto não resistiu ao ferimento e morreu na sala de cirurgia.
Após uma semana de investigações e buscas, diversos órgãos de segurança pública, principalmente a Policia Civil e Militar, numa força-tarefa conseguiram prender, no dia 07 de janeiro, seis suspeitos de participarem do latrocínio: Eurico Mendes do Nascimento, de 36 anos; Michael Douglas Vieira Pinheiro, 25; João Vitor Ferreira Silva, 34; José Valdenis Viana, de 40; Francisco Altevir da Silva, o Taty, 25 e Luzia Vieira Pinheiro, de 48 anos.