A presidente Dilma Rousseff chegou ao Acre nesta quarta-feira, 11, para, junto com o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, realizar a entrega de 966 casas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na capital. As famílias beneficiadas são oriundas das áreas de risco de Rio Branco, onde ficaram desabrigadas em razão da enchente inédita que atingiu o estado.
Acompanhada pelos ministros da Integração, Gilberto Occhi, e da Saúde, Arthur Chioro, a presidente realizou o sonho da casa própria para cerca de 4 mil pessoas nos residenciais Cidade do Povo, Rui Lino III, Cabreúva e Abunã. A cerimônia de entrega foi realizada no empreendimento Cidade do Povo.
Juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), representada pela presidente nacional, Miriam Belchior, e o diretor de governo do Banco do Brasil, Jânio Carlos Macedo, Dilma afirmou que entregou às famílias não só o início de um novo horizonte com novos caminhos e dignidade. “Mais que isso, estas famílias recebem a solidariedade material e efetiva do governo federal.”
“Eu já fui a vários estados em situação de calamidade pública. Mas temos que nos orgulhar porque é a primeira vez que chego a um estado que, diante dessa situação, já possui medidas concretas, com casas prontas para atender a população”, disse a presidente.
Dilma parabenizou o governador Tião Viana por, diante as circunstâncias enfrentadas pelas cheias do rio, ter dado condições e apoio irrestrito às famílias atingidas. Tião Viana agradeceu pela vinda da presidente e pelas soluções definitivas do governo federal para atender ao povo do Acre.
“Este estado tem gratidão pelo seu governo, pois foi a senhora que nos ajudou, com políticas sociais e estruturantes do Minha Casa Minha Vida, a atender à população. Sua participação é decisiva quando o assunto é moradia digna”, afirmou.
Vida nova para quase mil famílias
A família de Arlete Silva foi uma das que recebeu a chave da casa nova das mãos da presidente Dilma. Após ficarem desabrigados em razão da enchente, ela e os quatro filhos deixarão o abrigo para viver numa casa nova.
“O Minha Casa Minha Vida vem estender a mão para as famílias que mais precisam de uma moradia digna e oportunidades. A gratidão é o sentimento que fica em muitas pessoas que o governo federal atende com esse projeto”, disse o prefeito Marcus Alexandre.
A presidente destacou ainda que, até o mês de junho próximo, mais de duas mil moradias terão sido entregues pelo MCMV só no primeiro semestre de 2015, em Rio Branco.
Participaram ainda da entrega de casas o senador Jorge Viana, membros da bancada federal e estadual do Acre e da Câmara Municipal de Rio Branco, representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Tribunal de Justiça (TJAC).