Por Assessoria de Comunicação
O município de Cruzeiro do Sul sediou o 3⁰ Encontro de coordenadores de proteção e defesa civil do Acre, que aconteceu no auditório do Senac. A atividade teve abertura na quinta-feira (01) com a participação de gestores dos municípios do Juruá, entre eles o prefeito Zequinha Lima, e encerrou na sexta-feira (02).
O propósito da Defesa Civil Estadual, que promoveu o encontro com apoio das coordenações de defesa civis dos municípios da região, foi de planejar ações e preparar as equipes municipais para o enfrentamento das eventuais catástrofes naturais que ocorrem no estado.
“O objetivo é a gente discutir para fortalecer ainda mais as ações que as defesas civis vêm realizando nesses últimos anos para aperfeiçoarmos o atendimento às populações que são atingidas pelos desastres. Sabemos que todos os anos temos problemas de inundações nos municípios acreanos e a gente precisa preparar as defesas civis para minimizar os problemas que temos nas áreas que são afetadas pelas enchentes”, disse o Coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual.
Durante o encontro o prefeito Zequinha Lima falou das ações realizadas pela gestão municipal para minimizar os impactos provocados pelas enchentes para as famílias ribeirinhas e alertou para a necessidade da criação de um programa para resolver os problemas habitacionais da população.
“Essa é uma região cortada por muitos rios e Igarapés. Então, é natural que na época de inverno a gente tenha problemas com alagamentos. Eu levantei o debate no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional no sentido que a gente precisa ter uma política diferenciada de habilitação para a região Norte. Certamente, esse é um tema que será discutido nesse encontro. Estou sugerindo que as defesas civis dos 22 municípios do Estado do Acre façam um documento e a gente encaminhe para a Bancada Federal para que nossos deputados e senadores possam apresentar essa proposta ao ministério”, afirmou Zequinha.
Além do prefeito de Cruzeiro do Sul também estiveram no evento a vice-prefeita de Mâncio Lima, Angela Figueiredo, o prefeito de Porto Walter, César Andrade, a juíza de direito Rosilene Santana, o coordenadores de defesa civil do municípios do Juruá e representantes do Corpo de Bombeiros, da Marinha, da Aeronáutica e outras autoridades.