Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 20:35

Prefeitura e Pastoral da Criança realizam ações nas comunidades para erradicar a desnutrição infantil

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Nos últimos dois anos o município de Rodrigues Alves conseguiu reduzir consideravelmente o índice de destruição infantil. Esse é o resultado de um trabalho realizado pela Prefeitura, através do Programa de Atenção a Desnutrição Infantil – ANDI – do Ministério do Desenvolvimento Social, que está sendo executado pela parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.   Este ano as atividades realizadas nas comunidades rurais e na área urbana contam também com o apoio da Pastoral da Criança.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Desde que o programa passou a ser desenvolvido, no inicio de 2014, a prefeitura montou uma equipe de profissionais das três secretarias que acompanham a situação, socioeconômica das famílias em todas as comunidades e identificam as crianças que apresentam um quadro de desnutrição e tomam as medidas necessárias para reverter o problema. Com a orientação de nutricionistas, as famílias são orientadas a mudar a alimentação das crianças colocando no cardápio as frutas, verduras e legumes comuns produzidos na própria comunidade.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Na última sexta-feira (22) a equipe visitou a comunidade Profeta onde mais de cem crianças compareceram à capela para participar do programa. Para explicar o valor nutritivo dos alimentos, foi servido um lanche a base de frutas e produtos regionais e na hora do almoço as crianças e os pais se alimentaram com sopa. As irmãs da Pastoral e os servidores da saúde fizeram a pesagem de cada criança e aplicaram a vacinas naquelas que não estavam com o cartão de vacinação atualizado. No local também foi montada uma brinquedoteca que chamou a atenção da criançada que se divertiu durante toda a manhã.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

“Na nossa comunidade as mães já tem essa preocupação de evitar que as crianças fiquem desnutridas, mas, com as orientações que estamos recebendo, claro que vamos cuidar ainda melhor de nossas crianças. Por isso, considero um trabalho de grande importância” – avaliou a agente comunitária de saúde da comunidade, Miria, que aproveitou para verificar e a filha estava com o peso de acordo com o ideal para a idade.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Nos dois anos de execução do Programa ANDI, já foram visitadas dezenas de comunidades e o objetivo da Prefeitura é intensificar as atividades durante o período de verão, aproveitando a facilidade de acesso pelos ramais.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

“Com esse trabalho já conseguimos reduzir bastante o número de crianças com desnutrição em nosso município e, para que tenhamos um resultado ainda melhor, este ano contamos com o apoio da Pastoral da Criança que já realiza esse trabalho há vários anos e tem todas as informações sobre as crianças que precisam de atendimento” – disse a secretária de assistência social, Mônica Lima.

Em cada comunidade onde é identificada uma criança desnutrida, a equipe passa a fazer o acompanhamento da família que recebe a multimistura para reverter o quadro de desnutrição. “Agora temos mais forças para fazer esse trabalho já que a prefeitura entra com os recursos necessários para comprarmos os alimentos e tudo que precisamos para dá o atendimento a essas crianças” – ressaltou a Irmã Paula Alves, coordenadora da Pastoral da Criança.