A Campanha Maio Amarelo é um movimento nacional que tem a finalidade de promover ações para que o trânsito nas cidades brasileiras se torne a cada dia mais seguro para seus usuários. Nesse sentido, o município de Cruzeiro do Sul teve o lançamento da campanha nesta quarta-feira (03), na Escola Presbiteriana durante um ato realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito em parceria com o Detran.
Ao longo do mês de maio, os dois órgãos públicos farão diversas atividades com o objetivo de conscientizar a sociedade cruzeirense para a utilização das ruas de forma prudente. Serão ministradas palestras para os estudantes nas escolas, panfletagem nas ruas, operações educativas e de fiscalização em diversas partes da cidade e outras formas de mobilização para chamar a atenção e exigir o respeito às normas de circulação.
“É uma série de ações que visam chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes em acidentes de trânsito. Esse mês programamos várias atividades que envolvem o setor privado e o setor público para fazermos esse movimento de conscientização”, informou Isaías Queiroz, gerente da Primeira Ciretran.
Durante a abertura na Escola Presbiteriana, foi apresentada uma peça teatral abordando as normas de trânsito. O elenco era formado por alunos da unidade de ensino.
“Aprendemos que é importante usar cinto de segurança e respeitar os sinais”, falou o estudante Heitor Souza de 06 anos de idade.
Em Cruzeiro do Sul, nos primeiros 4 meses deste ano já ocorreram 6 acidentes com vítimas fatais. Esse número já supera todo período de 2022 quando foram registradas 5 mortes no trânsito.
“Nosso objetivo é reduzir esses números, para isso estamos desenvolvendo, em parceria com a prefeitura e o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, ações de fiscalização e melhorias na sinalização, para reduzir esses índices”, garantiu Isaías.
“Vamos estar realizando abordagens nas escolas, nas escolas com palestras e peças teatrais, vamos fazer blitzens educativas e vamos fazer um grande encerramento no final da campanha”, ressaltou o secretário municipal de trânsito, Jonas Torres.