Para o assessor pedagógico Salvio Nascimento Silva que atende as oito escolas do Igarapé Esperança e Acaraú, ressalta que as viagens pedagógicas são bimestrais, fazendo reuniões importantes com a comunidade escolar, acompanhamento pedagógico, matrículas, planejamento escolar. Todo o deslocamento é muito difícil. Cada viagem pode variar de quinze a vinte e cinco dias. “Ainda há muito o que se fazer. É um trabalho difícil, mas gratificante para a educação e todos nós. Estamos na linha de frente para atendermos da melhor forma possível todos os professores e estudantes. Com isso, quem ganha é nossa população”. Finalizou.
A Escola Maria Rita Albuquerque III no Igarapé Esperança, passou por processo de reconstrução, valendo ressaltar que todas as repartições escolares do setor passaram por seis reformas completas.
A reestruturação dos espaços escolares em comunidades rurais é uma das inúmeras metas da gestão de Maria Lucineia, que vem trabalhando com dedicação e carinho atendendo as necessidades de todas as unidades de ensino tarauacaense.
Para a secretária Maria Lucicléia Nery, é muito importante a valorização do fazer pedagógico rural. “Iniciamos o ano com muitas dificuldades e necessidades de se resolver inúmeros problemas nas instituições escolares urbanas e rurais de Tarauacá. O nosso maior desejo é levar melhorias à todas as escolas, seja urbana ou rural. Graças a Deus, estamos alcançando os objetivos com inúmeras reconstruções, reformas e melhoria na educação urbana e rural em nosso querido município”. Afirmou a secretária.