Por Assessoria de Comunicação
As secretarias municipais de saúde de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima uniram forças com a Secretaria Estadual de Saúde e o Distrito de Saúde Indigena (Disei) para atender a demanda reprimir dos pacientes das aldeias do vale do Juruá. O mutirão de atendimento itinerante ocorreu no último final de semana na escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul.
Os municípios e o governo disponibilizaram transporte para a locomoção dos indios das comunidades até o local onde foram ofertadas consultas de infectologistas, clínica geral, ginecologistas, pediatricas, testes rápidos, ultrasonografia e outros procedimentos.
“O trabalho é em conjunto e, principalmente, sendo o primeiro projeto e nós vamos perceber que a partir dai vão surgir novas demandas e teremos que dar continuidade nesse trabalho”, disse a secretária municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.
Na ação, foram atendidos os pacientes das aldeias dos Katukinas, em Cruzeiro do Sul, dos Araras em Rodrigues Alves, e dos Puyanawas, Náuas e Nukinis, de Mancio Lima.
“É um dia importante para a saúde indígena, pois essa parceria do governo do estado e as secretarias municipais de saúde proporciona um atendimento especializado aos nossos indígenas do Juruá”, destacou o coordenador do Disei.