Com objetivo de conscientizar a população sobre os prejuízos causados em decorrência das queimadas ilegais, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Defesa Civil Municipal, desenvolveu o projeto “Defesa Civil nas Escolas e Comunidades Urbanas e Rurais”.
O encerramento dessa iniciativa exitosa foi realizado na manhã desta sexta-feira, 5, no Centro Cultural, situado na Praça Orleir Cameli. Dezenas de alunos participaram da atividade e apresentaram os trabalhos realizados durante o mês de palestras nas escolas e associações de moradores de Cruzeiro.
O projeto foi desenvolvido em 16 escolas municipais da zona urbana e associações de bairros. A Prefeitura planeja levar as atividades às escolas rurais, estimulando a criação de uma brigada de incêndio para combater os focos de calor.
“A ação já rende muitos frutos, já não encontramos mais queimadas ilegais nos fundos das residências. Com toda certeza, essa mudança de postura dos cidadãos é reflexo das palestras de conscientização, realizadas juntos as crianças, nos bairros. Sempre alertamos a população para os riscos e prejuízos das queimadas”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil, José Lima.
Para a professora Erica Feitosa, da Escola Nise Varela, a iniciativa do poder público conscientiza as pessoas. “Sou prova viva dos malefícios das queimadas. Sofro com complicações de saúde devido sua inalação. Portanto, é muito importante estarmos desenvolvendo essas atividades que visam conscientizar nossos alunos”, salientou.
Durante o projeto, a estudante Chaira Oliveira aprendeu a importância de se preservar a natureza. “Como já sabemos, precisamos preservar nossas florestas e diminuirmos as queimadas para que possamos respirar um ar de qualidade, garantindo a nossa saúde ”, observou a jovem.
Por: Assessoria