Por Assessoria de Comunicação
Na noite desta segunda-feira, 28, em Cruzeiro do Sul, 70 mulheres que concluíram o curso de operação de máquinas pesadas, parte do projeto “Você Nasceu Para Vencer”, receberam pá certificados de conclusão da formação. A iniciativa, desenvolvida pelo Grupo Vencer, com colaboração do gabinete do vereador Clerton Souza e com parceria da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, capacitou pela primeira vez o público exclusivamente feminino, que garante a elas atuar em um setor tradicionalmente dominado por homens.
A formação proporcionou 30 horas de aulas teóricas e práticas, preparando as participantes para o mercado de trabalho e destacando a importância do empoderamento feminino na indústria pesada. Bárbara Silva, uma das participantes do curso, é um exemplo de superação de desafios pessoais significativos, incluindo problemas com drogas e a falta de apoio durante as tentativas de mudar de vida. Bárbara destacou a importância do curso que concluiu como um ponto de virada, proporcionando-lhe não apenas habilidades, mas também uma rede de apoio e reconhecimento de sua capacidade de mudar e ter sucesso. ” Para mim não foi só um curso. Foi uma oportunidade para eu mudar de vida. O que eu passei no curso com vocês, mudou a minha história e eu sei que agora vou mais longe. Posso trabalhar com isso e só tenho a agradecer”, relatou ela.
No evento, Alexandre, conhecido como “Alexandre Vencer”, um dos principais articuladores do projeto, destacou a importância da iniciativa: “Graças a Deus, o projeto ‘Você Nasceu Para Vencer’, aportamos 100 bolsas no curso gratuito de operadora de máquinas pesadas. São as mulheres operando máquinas pesadas”, pontou Alexandre agradecendo ao prefeito Zequinha Lima pela oportunidade proporcionar qualificação e preparação para o mercado de trabalho para as mulheres de Cruzeiro do Sul, enfatizando que “elas estão agora aptas a operar escavadeira e pá carregadeira, entre outras máquinas”.
O prefeito Zequinha Lima e a primeira-dama Lurdinha Lima estiveram presentes na solenidade, demonstrando seu apoio ao projeto e à inclusão das mulheres em áreas de atuação predominantemente masculinas. A primeira-dama Lurdinha Lima, que fez o curso, expressou seu entusiasmo e apoio ao projeto. Ela comentou sobre a sua participação ativa na iniciativa.” Incentivamos essas mulheres a participarem, a se inscreverem nesse curso ‘Você Nasceu Para Vencer’, operadoras de máquinas pesadas, que teve todo o apoio da gestão municipal. O lugar de mulher é onde ela quiser. Ou numa máquina de lavar, ou numa máquina de costura, assim como o homem também numa máquina pesada,”ressaltou ela, enfatizando a quebra de estereótipos de gênero e celebrando a nova era de empoderamento feminino através de oportunidades igualitárias.
O vereador Clerton Souza, durante a cerimônia, ressaltou a significativa colaboração de seu gabinete com o Grupo Vencer e a prefeitura para promover o empoderamento feminino e enfatizou o propósito do projeto “Você Nasceu Pra Vencer” é fornecer qualificação profissional e abrir oportunidades para as mulheres. ” O curso proporciona autonomia através do conhecimento e da qualificação”, enfatizou.
A ex primeira-dama do Estado, Beatriz Cameli, compartilhou suas experiências e emoções ao concluir com sucesso o curso de operadora de máquinas pesadas. ” essa oportunidade vai dar uma vitória pra elas no trabalho, na autoestima e também me dá muita alegria. Eu já tinha bastante intimidade com a máquina, porque a gente tem uma construtora, aí eu conheço muitas máquinas. Para mim foi excelente entrar numa cavadeira hidráulica e mexer no joystick.” Ela também mencionou como a experiência a fez lembrar de seu marido, o ex-governador Orleir Cameli, enfatizando a conexão pessoal com o curso.
Para encerrar, o prefeito Zequinha Lima compartilhou seu orgulho e satisfação com os resultados do projeto.
“Para nós é uma honra poder contar hoje com o Alexandre, que está há mais de três anos em parceria com a Prefeitura, aplicando cursos e já formou mais de 3 mil jovens aqui. Mas para mim, uma das formações mais importantes da minha vida e da carreira do Alexandre, foi dar essa oportunidade para 70 mulheres fazerem um curso de máquinas pesadas,” explicou o prefeito. Ele ressaltou a mudança significativa no perfil dos participantes desses cursos, que antes eram quase exclusivamente homens. “Então agora a gente deu oportunidade somente para as mulheres,” afirmou o prefeito, observando que todas concluíram o curso com sucesso e estão agora habilitadas para o mercado de trabalho, marcando um momento de abertura de novas oportunidades para elas. “Isso é o que nos gratifica, é a gente preparar as pessoas para o futuro, para as oportunidades,” concluiu o prefeito.