Por Leandro Altheman Lopes
A programação de aniversário dos dezesseis anos de fundação da Vila Santa Luzia, realizada neste sábado (06), foi prestigiada pela população da comunidade e por milhares de visitantes que participaram dos festejos promovidos pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Além do desfile de todas as escolas da vila, foram realizadas atividades culturais, de lazer e esportivas.
O evento teve abertura no final da tarde e se entendeu pela noite. Os alunos das escolas municipais e estaduais localizadas no perímetro da vila, desfilaram por mais de duas horas e nas apresentações fizeram alusões à história, à economia e aos aspectos culturais da localidade que é marcada pela chegada de imigrantes mineiros que, na década de 80, tiveram que deixar seu estado de origem por terem sido desabrigados durante uma grande enchente e vieram habitar o Projeto de Assentamento Santa Luzia que se tornou vila no dia 06 de outubro de 2007.
Para os moradores, festejar a data foi um momento de muita emoção. A aposentada Nadir Ibernon, de 73 anos, mora no local há 30 anos lembrou que nunca tinha se comemorado o aniversário da vila com tantas pessoas de outras comunidades prestigiando o evento.
“É muito bom comemorar essa data que é tão importante pra nós que moramos aqui. Nunca tínhamos visto tanta gente de fora participando dessa comemoração. Vim ver meu familiares desfilando pela escola Juarez Ibernon”, disse Nadir.
Logo após o desfile teve início um show na praça central da vila com a participação de diversos artistas. Os festejos contaram com a presença do prefeito em exercício, Henrique Afonso, de vereadores, secretários municipais e da prima dama, Lurdinha Lima, que representou o prefeito Zequinha que estava cumprindo agenda em Brasília para pleitear emendas parlamentares para o município.
“Para mim e para o Zequinha é uma honra celebrar esses 16 anos de fundação da Vila Santa Luzia. Todos sabemos que aqui tem uma estrutura de município. Já tem uma vida de cidade e essa comemoração é o coroamento de todo um povo que demonstrou uma resistência em toda sua história. Agora a história de vida dessa cidade estamos celebrando assim como já fizemos em outras vilas do município”, disse Henrique.