O prefeito Marcus Alexandre participou nesta terça-feira, 12, do encerramento das atividades do Projeto Bombeiro Mirim em Rio Branco. Realizado no Teatro Universitário da UFAC, o evento reuniu adolescentes participantes do projeto, familiares, e contou com a presença do Governador Tião Viana, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Batista, do secretário Educação, Marco Brandão, do secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, e da secretária estadual de Esportes, Shirley Torres. O comandante do 7º BEC, instituição parceira do projeto, Cel. Júlio Cesar, também acompanhou o evento.
O Bombeiro Mirim é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros, que em Rio Branco conta com o apoio da Prefeitura. O principal objetivo é a formação integral do indivíduo. Durante as atividades, os participantes aprendem sobre cidadania, noções de primeiros socorros e participam de atividades artísticas como música e dança. Implantado há três anos, o projeto começou com uma turma de 40 alunos. Hoje está em 9 municípios e, desde que foi criado, já alcançou mais de 4 mil adolescentes e jovens em todo o Estado.
Durante o ato de encerramento das atividades na capital, idealizadores, executores e parceiros do projeto receberam o reconhecimento dos pais dos participantes. “É um projeto que nos ajuda na formação dos nossos filhos, que aqui recebem lições que levarão por toda a vida”, disse Francisca Edilene ao entregar às autoridades presentes a camisa do Bombeiro Mirim.
“O Bombeiro Mirim é um passo importante para a formação dos participantes do projeto. Parabéns ao governo pela firme decisão de criar e manter o Bombeiro Mirim e a toda equipe que realiza esse valoroso trabalho. Parabéns a todos que iniciaram e permaneceram até o encerramento das atividades. O caminho do bem é sempre o melhor caminho”, declarou o prefeito Marcus Alexandre.
Para a mãe de Nicholas, Márcia Lima, um dos participantes do Bombeiro Mirim em Rio Branco, ações desse tipo se fazem necessárias. “Precisamos de políticas públicas como essa que ajuda a resgatar pessoas”, disse a mãe ao pedir a continuidade do projeto no Estado.
Ao reiterar o compromisso com a ação, o Governador Tião Viana anunciou a alocação de 1 milhão de reais para a execução do Bombeiro Mirim em 2018. “Que vocês nunca percam a coragem de continuar trabalhando para construir uma sociedade melhor”, disse o governador ao parabenizar a equipe e participantes do projeto.
Responsável pela execução do projeto, o tenente bombeiro Brito falou sobre o desafio de estar à frente da ação. “Não é fácil, mas é de muita honra. É gratificante saber que ainda existem pessoas dispostas a ajudar o próximo”.
Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom