A disposição inadequada dos resíduos sólidos em lixões gera diversos impactos negativos, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, na medida em que há a poluição do solo, proliferação de vetores causadores de doenças, contaminação das águas subterrâneas e dos mananciais.
Para a missão de dar a adequada disposição final aos resíduos sólidos, municípios do Acre estão reunidos, na manhã desta segunda-feira, 13, em Rio Branco, na Sede da AMAC, para discutir sobre uma atuação de forma consorciada. O evento, que conta com a participação do Prefeito Isaac Lima, tem como objetivo a “Criação do Consórcio Intermunicipal para Coleta, Tratamento e Destinação Final de Resíduo Sólido”.
Com o objetivo de apoiar estados e municípios na proposição de taxas e tarifas pelos serviços de resíduos sólidos e na estruturação da prestação regionalizada dos serviços, como prevê a revisão do Marco Legal do Saneamento, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou dois cadernos que trazem o passo a passo para a definição de modelos tarifários e para implantação de consórcios públicos intermunicipais.
Galeria de imagens:
Assessoria de Comunicação Social
Jenildo Cavalcante
Beatriz Monte
Imagens: Danilo Chagas/AMAC