A obra da Unidade Básica de Saúde da Vila Manoel Marques, no KM 14 da Estrada Transacreana, está em ritmo acelerado e nesta segunda-feira, 15, o prefeito Marcus Alexandre, junto com as lideranças locais, vistoriou o andamento do serviço.
A UBS da Vila Manoel Marques será a 30º unidade construída pelo prefeito Marcus Alexandre. “Os moradores tinham que ir para as unidades da Baixada, como a Maria Barroso, que construímos ano passado, e a Hidalgo de Lima, que reformamos recentemente também. Agora, com essa nova UBS, os moradores terão assistência médica aqui mesmo”, destacou o prefeito.
De porte I, a Unidade Básica de Saúde da Vila Manoel Marques contará com ambulatórios para atendimento médico e odontológico, farmácia, salas de curativos e de vacinação, recepção climatizada, e terá capacidade para atender até quatro mil pessoas por mês da área referenciada.
A coleta de material para exames também será feira na UBS da Vila Manoel Marques, que vai atender também moradores do Projeto Moreno Maia, Cajazeira, Barro Alto, Água Preta, União e Polo Wilson Pinheiro.
Os recursos para a construção da nova UBS são de emenda parlamentar da ex-deputada federal Perpétua Almeida somados à contrapartida da Prefeitura de Rio Branco.
Unidade de Saúde contará com Mais Médicos
Também nesta segunda-feira, o prefeito Marcus Alexandre esteve na Unidade de Saúde da Família – Sebastiana Prado, na Vila Verde no KM 58 da Transacreana, onde anunciou que a equipe médica da USF será ampliada. Mais um clinico vai reforçar o serviço uma vez por semana e uma vez por mês irão especialista, como pediatra e ginecologista. “Não dá para uma pessoa vir de longe e chegar aqui não ser atendida. Com esse reforço de médicos, garantimos mais efetividade no atendimento”, esclareceu Marcus Alexandre.
Além de médico, a unidade conta com uma enfermeira, três técnicos em enfermagem e onze Agentes Comunitários de Saúde. Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e de enfermagem, vacinação e planejamento familiar.
A coleta de exames é feita toda sexta feira na UBS e o resultado é entregue no local, em até cinco dias. Um avanço da atual gestão, que faz toda a diferença para os pacientes e médicos. A agricultora Maria Rosineide Moura, que mora no KM 80 da Transacreana, no Ramal Bom Futuro, foi nesta segunda-feira, 15, pegar o resultado do exame de sangue e já apresentou o resultado para a médica. “Antes eu tinha que ir tirar sangue lá na cidade, depois ir buscar e depois, mostrar para o médico. Agora faço tudo isso aqui: economizo tempo e dinheiro”.
A médica Fabricia Advincola, cita que a coleta e entrega de exame na UBS agilizou seu trabalho. “Com essa agilidade na coleta e entrega eu consigo fazer diagnósticos com menos tempo e o tratamento é mais eficaz desta forma”, garantiu.
Na USF Sebastiana Prado são atendidos os moradores dos projetos Figueira, Itamaraty, Oriente, Capela, Jarina, Riozinho do Rôla e outras comunidades.
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado