A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, visitou nesta quarta-feira(4) a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Mutambo, na parte alta da Cidade. Acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, e pelo diretor da Unidade de Referência de Atenção Primária (URAP) São Francisco, Pablo Leite, Socorro Neri vistoriou as instalações e equipamentos, conversou com usuários, orientou o trabalho da equipe.
De porte I, a UBS do Mutambo funciona com atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia, odontologia, e serviços de enfermagem como acompanhamento pré-natal, PCCU, vacinação, entre outros. A área referenciada permite atender até 4.000 pessoas da região do Mutambo, Angico I e II, Nova Eldorado I e II e Boa Água. Além de moradores do Quixadá e Panorama, na área rural.
Moradora do Eldorado, Joselane Braga procurou a unidade para consulta médica. “O atendimento foi muito rápido. São 8h da manhã, minha filha e eu já fomos consultadas. Com essa unidade aqui o atendimento ficou muito melhor, especialmente para quem mora no Quixadá, onde está a maior parte da minha família”, avaliou.
Jackslane Lima, moradora do Mutambo também falou da satisfação com o atendimento na UBS do bairro. “Não precisei nem chegar tão cedo. Fui muito bem recebida e já vou ser atendida”.
A prefeita Socorro Neri destacou o resultado do trabalho feito pela equipe da unidade. “É uma equipe dedicada, que trabalha de maneira bem organizada, com uma atenção especial ao acolhimento. É muito bom chegar aqui e constatar a satisfação do usuário”, observou a prefeita.
Ainda na regional São Francisco, Socorro Neri vistoriou a construção da nova URAP na região. Viabilizado com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada Perpétua Almeida, o projeto da nova URAP São Francisco prevê a construção de espaço de embarque e desembarque de ambulâncias, recepção com capacidade para 24 pessoas sentadas e uma sala de espera para consulta com capacidade para 28 pessoas sentadas; administração, almoxarifado; 6 consultórios odontológicos; farmácia; 6 consultórios médicos; consultório para três equipes; sala de atividades coletivas; coleta/procedimentos; imunização; sala para agentes comunitários; observação; vacina; estocagem de medicamentos; expurgo; copa; DML; sanitários M/F acessíveis; vestiário M/F; acessibilidade; estacionamento com 13 vagas, inclusive para idosos e pessoa com deficiência.
Conforme o cronograma de execução, já com 40% do projeto executado, a nova unidade deve ser entregue em dezembro. “O novo espaço vai permitir melhorar o atendimento da URAP São Francisco, que já realiza diariamente cerca de 1.000 procedimentos, incluindo consultas médicas, atendimento odontológico, vacinas, exames e outros”, lembrou o diretor da unidade, Pablo Leite.
O que difere uma URAP das demais unidades como Programa de Saúde da Família – PSF e Centros de Saúde, são o horário estendido e as especialidades médicas, como pediatria e ginecologia. Atualmente, Rio Branco conta com cinco Unidades de Referência de Atendimento Primário. A URAP São Francisco; a URAP Roney Meireles, no Adalberto Sena; Rosângela Pimentel, no Calafate; Cláudia Vitorino, no Taquari, e URAP Hidalgo de Lima, na Baixada. Nos mesmos moldes das unidades já existentes, a nova URAP do São Francisco vai funcionar das 7 da manhã às 19 horas, abrindo também aos sábados até às 13 horas.
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM