O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, recebeu na tarde desta quarta-feira, 7, o pré-projeto para a construção da futura sede da Defensoria Pública Estadual (DPE-AC). Orçado em R$ 11,7 milhões, o moderno prédio terá 3,5 mil metros quadrados divididos em dois pavimentos.
Gladson enfatizou que a Defensoria Pública exerce uma importante função social, sobretudo, para a população de baixa renda na garantia pela justiça e que diante disso, não medirá esforços para assegurar melhorias que beneficiem a instituição.
“A Defensoria Pública cumpre um papel fundamental que é estar presente junto com o cidadão e mesmo com as dificuldades e a questão orçamentária que precisa ser melhorada, aqui nós temos homens e mulheres guerreiros que atuam com muito amor em sua profissão. As dificuldades que eles enfrentam não são fáceis e cabe a mim, como governador, tentar criar oportunidades e melhores condições para que eles possam trabalhar com dignidade”, pontuou.
Cameli confirmou ainda a cessão do terreno onde ficava localizada a antiga superintendência da Polícia Federal, no Centro da capital acreana, para abrigar as instalações do órgão. Atualmente, a Defensoria Pública funciona em um imóvel alugado. Futuramente, a economia aos cofres públicos chegará aos R$ 600 mil, por ano.
Além da contrapartida da gestão estadual, a obra também será financiada por emendas parlamentares. A expectativa é que a construção seja concluída em até dois anos.
Para a defensora-chefe da DPE-AC, Roberta de Paula Caminha, a construção do prédio representa um momento histórico para a instituição. Criada há 18 anos, esta será a primeira vez que a Defensoria Pública terá sua primeira sede própria.
“Estamos aqui com diversos defensores públicos e servidores do nosso administrativo em agradecimento pela cessão do imóvel onde funcionava a antiga sede da Polícia Federal e hoje pertence a Defensoria Pública do Estado do Acre e aproveitamos a oportunidade para apresentar o pré-projeto ao governador que tem nos disponibilizado todo o apoio para que possamos estar construindo a nossa nova sede”, comentou.
Por: Wesley Moraes