O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorroga por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso dos novos extintores veiculares do tipo ABC. A data para a exigência que iniciaria nesta quarta-feira, 1, se estendeu até o dia 1° de outubro de 2015.
O motivo para essa prorrogação seria para atender a um pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão (ABIEX), que solicitou mais tempo para abastecer o mercado.
O objetivo da troca dos extintores é garantir maior segurança aos motoristas e passageiros. Os extintores ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.
Após o prazo de adequação, os veículos fabricados antes de 2009 deverão adquirir o novo tipo de extintor para poder circular legalmente. Quem descumprir as normas pode ter uma multa de R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira de habilitação, além de estar sujeito à retenção do veículo para regularização.