Por Miguel França
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou mais quatro audiências públicas de escuta participativa do novo Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 na terça-feira, 13, nos municípios de Acrelândia, Feijó, Senador Guiomard e Tarauacá.
Em Acrelândia, a assembleia pública, que ocorreu no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), contou com a presença do prefeito do município, Olavo Francelino de Resende, o “Olavinho Boiadeiro”, que destacou a importância de planejar o futuro, não somente do município, mas do estado como um todo, unindo sociedade civil e o Poder Executivo:
“É de fundamental importância, não só para Acrelândia, mas para todos os municípios do estado. Nada anda sem um planejamento bem feito, não se executa nada. Essa iniciativa do coronel Ricardo Brandão e do governador Gladson Cameli é muito importante, pois esse é o caminho, pode-se fazer muito com o PPA Participativo”.
Em Senador Guiomard, a Câmara dos Vereadores foi o espaço que recebeu o PPA Participativo. Estiveram presentes membros do Legislativo, assim como representantes da Educação, Esportes, Cultura, Saúde, além de pequenos e médios produtores.
Nos municípios de Feijó e Tarauacá, o evento ocorreu no Auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac) – Campus Feijó e no Auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac) – Campus Tarauacá, e contou com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e dos poderes Legislativo e Executivo.
Plano Plurianual
O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando as despesas de capital e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.
Para contribuir, basta acessar a página do PPA Online, por meio do link: https://ppa.ac.gov.br/