Por Agnes Cavalcante
Com a piora na qualidade do ar no Acre, a incidência de doenças decorrentes da baixa umidade, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal aumenta. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças, idosos e gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faz o alerta para que a população tome precauções neste período.
Desde o dia 19 de setembro o Acre está em situação de emergência diante do estado crítico da qualidade do ar desencadeada pela seca e queimadas. Sobretudo, além das ações estratégicas realizadas constantemente, somadas às ações emergenciais que estão sendo adotadas pelo governo do Acre, a população também precisa fazer a sua parte.
“[Sobre as ações de prevenção] deve-se evitar a exposição aos horários com pior qualidade do ar, evitar as queimadas de fundo de quintal”, destaca Edvan de Meneses, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.
Conforme o 4º Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica, os alertas têm se intensificado precisamente nos meses de agosto e setembro, sendo das 16h às 9h os horários que requerem maior atenção por parte da população, para evitar problemas de saúde.
Com os cuidados redobrados neste período, é importante que a população esteja atenta e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico, como alerta Edvan Meneses.
“Se houver sinais e sintomas gripais, deve-se buscar uma unidade de saúde, visto que existem sinais e sintomas gripais por causas alérgicas, causados pela fumaça”, finaliza.
Confira algumas dicas para passar pelo período de seca sem complicações:
– Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
– Faça refeições leves, com muitas frutas e legumes;
– Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
– A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
– Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.
Fonte agencia.ac.gov.br