Por Francilene Moura
Com o objetivo de promover a implantação de um sistema mais seguro, amplo e dinâmico voltado ao serviço operacional, a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizaram o Curso de Procedimento Policial Eletrônico (PPE).
A capacitação, que ocorreu durante o primeiro trimestre de 2023, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco, prepara o efetivo para utilizar o Boletim de Ocorrência (BO) Integrado.
A ferramenta está disponível no Sistema de Informações de Segurança Pública (Sinesp), na plataforma do Ministério da Justiça (MJ). Além de confeccionar, assinar, registrar e encaminhar ocorrências, os policiais militares poderão realizar diversas consultas operacionais, seja a pessoas ou veículos, entre outras informações essenciais.
A equipe de instrutores, formada pelo tenente Francisco Fonseca, sargentos Eduardo Calimério e Érika Pereira e agente Jonathas da Silva, do Departamento de Trânsito, sob a supervisão do tenente-coronel Airton Leitão, diretor de Ensino da PMAC, percorreu, inicialmente as unidades do interior.
Fonseca explica que a ferramenta possibilita a integração entre os órgãos de segurança e o compartilhamento das informações dos dados produzidos pelas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. “As vantagens do BO Integrado estão em garantir celeridade no serviço prestado à sociedade e o atendimento imediato ao cidadão, bem como a economia de gastos com insumos, visto que não será mais obrigatória a impressão do documento”, diz o instrutor.
Na última fase, aproximadamente 900 militares de três batalhões de Rio Branco, do 4º Batalhão de Senador Guiomard e das unidades de policiamento especializado receberam as instruções e estão aptos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Fonte agencia.ac.gov.br