No início da noite de sexta-feira, 21, e na madrugada de sábado, 22, as forças de segurança pública deram início a uma ação conjunta com o foco de coibir ações delituosas em Rio Branco. Durante uma ação da PM, por meio do serviço de Inteligência, 16 pessoas foram presas na região do bairro São Francisco. Na mesma ação foi apreendido uma escopeta artesanal, dois revólveres, munições diversas e um carregador de pistola.
No Segundo Distrito, dois carros furaram uma blitz da Álcool Zero, nas imediações do Parque Industrial. Após fugirem do bloqueio e serem acompanhados pela PM, ocorreu um troca de tiros. O grupo foi preso, três pessoas foram atingidas por tiros e atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital.
O segundo veículo seguiu rumo à área central. Eles efetuaram disparos contra a viatura policial e fugiram por uma mata às margens do Igarapé São Francisco. Próximo ao local onde abandonaram o veículo, os militares identificaram uma dupla suspeita em uma casa. No local, foram apreendidos um fuzil tipo MosqueFal calibre 7,62 e um rifle adaptado. A dupla presa na Rua da Tripa, as três armas e os dois veículos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil para lavratura do Auto de Prisão em Flagrante.
Presídios
A situação nos presídios da capital e no interior está estável. A segurança foi reforçada nas unidades e agentes penitenciários e policiais militares continuam em estado de alerta. Visitas estão suspensas no presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), por tempo indeterminado. Revistas estão sendo feitas periodicamente nos presídios do interior.
Ações em curso
A ação ostensiva continua nas Ruas de Rio Branco. Polícias Militar, Civil, Federal Rodoviária Federal e Exército realizam um trabalho contínuo com barreiras e patrulhamento nos bairros. Uma ação está sendo realizada nesse momento na região da Baixada da Sobral para prender integrantes de facções criminosas.
Até o fim do dia de hoje mais detalhes dessa operação serão divulgados.
Por Marcelo Torres