Por Lucas Moura
A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), realizou a formatura dos participantes do primeiro Curso de Trânsito Aplicado (CTA) do Acre. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, em Rio Branco, e contou com a presença de autoridades militares, civis e familiares.
O CTA é uma capacitação voltada à segurança pública, com o objetivo de aprimorar a atuação de militares e agentes de trânsito. O curso possui uma carga de 198 horas-aula, distribuídas em 44 disciplinas, que abordam temas fundamentais para a atividade policial no trânsito, como legislação geral e específica de trânsito, fiscalização, transporte de produtos perigosos e atendimento a sinistros, entre outros. A capacitação contou com a participação de instrutores de São Paulo e representantes do grupo Honda e do Detran.
Ao todo, 40 alunos concluíram o curso, sendo 32 policiais militares e oito agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC). Entre os formandos, o sargento Francisco Souza obteve o primeiro lugar no curso. “O sentimento é de orgulho e alegria, pois é único na nossa vida como policiais militares, visto que o curso nos capacita para melhor atuar no policiamento de trânsito do nosso estado”, disse, agradecido.
O BPTran desempenha um papel fundamental na fiscalização do trânsito no Acre, com o objetivo de preservar vidas e prevenir acidentes. No primeiro semestre deste ano, 40 mil pessoas foram alcançadas pelas campanhas educativas do Batalhão. Para fortalecer essa atuação, o Detran-AC contribui de forma imprescindível, atuando em parceria com a PMAC por meio de convênio. Segundo o diretor operacional da autarquia, Anderson Castro, o foco é salvar vidas. “A parceria firmada entre a PMAC e o Detran-AC visa capacitar nossos policiais e agentes, beneficiando a sociedade. Nossa principal missão é prevenir mortes no trânsito e conscientizar os condutores”, destacou.
A subcomandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, ressaltou a importância do CTA para a atuação nas ruas. “Sabemos que a capacitação traz segurança e autonomia à nossa profissão, especialmente no policiamento de trânsito. Parabenizo todos os formandos e seus familiares, que diariamente abrem mão da convivência para que esses profissionais possam proteger nossa sociedade”, declarou.
O primeiro CTA do Acre representa um marco para a especialização dos militares que atuam no trânsito no estado. O objetivo para 2025 é estender o curso aos municípios do Alto e Baixo Acre e ao Vale do Juruá. A comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Eliana Maia, reforçou a importância de novos cursos de aperfeiçoamento. “Este é um momento único, mas não vamos parar por aqui. Com o apoio da Diretoria de Planejamento e da Diretoria de Ensino, conseguiremos levar essa capacitação a mais municípios do Acre”, afirmou.
Fonte agencia.ac.gov.br