Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 09:35

Polícia Militar participa de operações de combate à ocupação ilegal em área de reserva legal no PAE Porto Dias, em Acrelândia

Compartilhe
Por Assessoria de Comunicação da PMAC
A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e de guarnições de Acrelândia e Plácido de Castro, desempenhou um papel crucial na operação “Usurpare”, realizada para reprimir uma ocupação ilegal e garantir a preservação de uma área protegida no Projeto de Assentamento Agroextrativista ( PAE) Porto Dias, em Acrelândia. A ação foi fruto de uma operação conjunta com a Polícia Federal, Ibama, Ministério Público Estadual e Incra.
As ações realizadas tiveram início após denúncias recebidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que alertavam sobre uma invasão iminente em uma área de reserva legal no assentamento. As informações indicavam que cerca de 300 pessoas estariam se organizando para invadir a região, colocando em risco a preservação ambiental e o uso sustentável das terras.
Após pelo menos duas incursões das equipes na região, as equipes da Polícia Militar prenderam pelo menos seis pessoas e apreenderam nove motocicletas e duas armas de fogo, do tipo espingarda, utilizadas para práticas ilícitas dentro da área protegida.
Dezenas de outros instrumentos como forças e facões, além de redes, fogões e utensílios que indicavam a permanência prolongada dos invasores na área, também foram aprendidos pela força tarefa.
De acordo com a Polícia Militar, a instituição tem intensificado suas ações de combate aos crimes ambientais na região, alinhando-se à missão de preservar o meio ambiente e manter a ordem nas áreas rurais. “A ocupação irregular dessas áreas ameaça diretamente o equilíbrio ecológico e o modo de vida sustentável previsto no PAE Porto Dias. A presença da PMAC nesta operação é uma resposta clara de que as forças de segurança estão vigilantes e atuantes para coibir essas práticas”, destacou o coronel PM Kleison Albuquerque, comandante do Policiamento do Interior (CPI), durante a operação.